O Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) realizou ontem mais um leilão de forma presencial, no EuroMarket, em Presidente Prudente, e online, disponibilizando 400 lotes de carros e motos - com documentação em dia, que podem circular normalmente assim que retirados do pátio -, arrematados por valores partindo de 50% até 60% abaixo das tabelas comerciais. Os que não estão documentados e podem ser regularizados ou, dependendo do caso, serem usados para reaproveitamento de peças (sucatas), em bom estado, serão ofertados por meio online, no dia 13.

Leilão presencial reuniu diversos interessados ontem, em PP
De acordo com Antonio Hissao Sato Júnior, leiloeiro oficial da Sato Leilões, e Rodrigo Amorim, da Se7i Gestão de Pátios e Preparações para Leilões, que faz toda a vistoria veicular para a ação, estes automóveis são de apreensões em Prudente e região como Dracena, Presidente Venceslau, Teodoro Sampaio, Primavera (Rosana) e Rancharia - por falta de licenciamento ou IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e multas não pagas.
Sato diz que os leilões do Detran são "sempre ótimas oportunidades" para se adquirir um veículo, pois são realizados de forma totalmente segura com todo o levantamento de procedência feito pela Se7i. "Para quem deseja fazer bons negócios é um evento oportuno, com procedimento totalmente transparente. Nosso objetivo é o amparo social de retirar o grande volume de veículos dos pátios, evitando que estes venham a ser possíveis criadouros de insetos que provocam doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya", ressalta o leiloeiro.
Oportunidade
Vale lembrar que os veículos disponíveis nos eventos são sempre separados entre sucata – aqueles que não têm regularização e apenas podem ser aproveitadas as peças -, e carros documentados, que terão suas documentações regularizadas após o arremate do lote.
O autônomo José Lucas Alves Vilella, 59 anos, é um dos que não perdem a oportunidade de um leilão. "Sempre venho em busca de carros para revenda. Os valores são bons", expõe. Já o microempresário Laércio José Pereira, 47 anos, também aproveitou a manhã de sábado para fazer negócios. "É a primeira vez que participo. Como estou querendo comprar duas motos, uma para uso próprio e outra para venda, resolvi vir conhecer", comenta.
SAIBA MAIS
Os leilões são realizados conforme determina a legislação federal. O veículo apreendido por infração às leis de trânsito, como, por exemplo, falta de licenciamento, pode ir a leilão caso não seja reclamado por seu proprietário em até 60 dias, exceto os que têm pendência judicial, de acordo com a Lei Federal 13.160, de 2015.
SERVIÇO
Para participar dos leilões do Detran, os interessados podem comparecer ao evento presencial, como ocorreu ontem, ou também por meio da internet, no site da Sato Leilões:
www.satoleiloes.com.br, onde o arrematante realiza um cadastro para participar da modalidade online. É preciso ser maior de idade para ofertar lances.