O pátio onde são armazenados os veículos apreendidos em Presidente Prudente, localizado na Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, no Jardim Novo Bongiovani, está mais uma vez lotado e diversos carros estão sendo armazenados, de maneira improvisada, na calçada da via. "O Detran-SP informa que está tomando as providências necessárias para implantar um novo pátio para remoção e guarda de veículos apreendidos por infrações de trânsito em Prudente", revela o órgão estadual, por meio de nota, após ser questionado sobre o tema, sem definir um prazo e local para a mudança.
Automóveis são armazenados fora do pátio, às margens da Avenida JK
Atualmente, o Detran-SP utiliza na cidade o pátio gerenciado pela Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública). "Dos 992 veículos de responsabilidade do órgão, apreendidos no local, 848 serão leiloados no dia 4 de dezembro e 82 serão destinados a reciclagem nos próximos dias", informa o texto.
Ao órgão estadual, cabe a remoção e guarda dos veículos apreendidos pela Polícia Militar em perímetro urbano por infrações de trânsito que o Estado tem atribuição legal para fiscalizar, como embriaguez ao volante, racha, licenciamento vencido, má conservação do veículo, entre outras.
Solução rápida
De acordo com informações da Semav, o Detran-SP tinha até o dia 22 de outubro para apresentar solução quanto ao destino dos veículos apreendidos na cidade, e o prazo foi prorrogado até o dia 13 de novembro. A informação é do responsável pela secretaria, Oswaldo de Oliveira Bosquet, que ressalta que o órgão estadual pediu, por meio de ofício, que a Prefeitura concedesse o prazo até a referida data.
"Os veículos são apreendidos no pátio por infrações de competência do Detran-SP e o município apenas recepciona estes veículos", explica Bosquet, lembrando ainda que o local também abriga automóveis e motocicletas apreendidos pela Polícia Civil local.
Por meio de nota, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) complementa que "a transferência dos veículos ocorrerá no prazo máximo de 30 dias com retirada gradual dos que estão no atual pátio".
Ainda segundo a Semav, a Prefeitura é responsável por cerca de 70 veículos no local, entre eles, automóveis e motos que estavam abandonados na rua e foram recolhidos.
Polícia Civil
"Nós tínhamos um convênio com a Prefeitura, que recebia estes veículos, mas, há mais de seis meses o pátio deixou de receber os veículos", relata a delegada seccional, Ieda Maria Cavalli de Aguiar Filgueiras. "Temos ainda no local alguns veículos no aguardo de decisão judicial para que tenham uma destinação adequada", completa, informando que os carros e motos podem ser leiloados ou doados para instituições de caridade, por exemplo. De acordo com dados da Delegacia Seccional do município, aproximadamente 400 veículos envolvidos em crimes permanecem apreendidos no pátio.