Desproporção no horário eleitoral faz perder a graça

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 01/09/2024
Horário 05:00

FICA SEM GRAÇA
Tem candidato sem espaço, tem com pouco e tem com muito no horário eleitoral. É tão desproporcional que parece injusto. Desproporção que faz perder a graça, mesmo que o horário como um todo apresente bom conteúdo. Democracia não pode ser manca.

NADA SAUDÁVEL
Embora o horário eleitoral esteja dentro da lei, a cláusula de barreira leva para a desigualdade e, então, passa a ser questão de equidade na busca para que seja ajustado esse desequilíbrio nada saudável que pode matar por inanição ou overdose. 

PARA EXEMPLIFICAR  
Historicamente, se os tempos fossem iguais eliminariam negociações como a que tirou a possibilidade de Agripino Lima (1931-2018) ser candidato a governador de São Paulo pelo PFL (Partido da Frente Liberal). Ele dizia que o partido preferiu negociar o tempo de rádio e TV.

FORA DO AR
Na atual campanha eleitoral, um exemplo é o Novo, que fez somente três deputados federais nas eleições de 2022, de tal forma que não tem tempo de rádio e televisão em todo o território nacional.

OS DOIS CASOS
Tanto é que o candidato a prefeito do Novo, Dr. Mauro Martins, não apareceu nos primeiros dias e nem vai aparecer. Nilton Miranda (PDT) é outro que não apareceu, mas vai aparecer com 33 segundos. Não havia gravado por falta de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). 

MENSAGEM FALSA
O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) faz alerta sobre mensagem falsa, como se estivesse convocando mesários por e-mail e solicitando dados pessoais. O Tribunal afirma que não faz convocações por meios eletrônicos, incluindo WhatsApp. 

ACEITA E ESTIMULA
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reconhece, aceita e estimula os eleitores que levam “colinhas” no dia de votação, com os números dos candidatos, para não perder tempo e nem errar em suas escolhas. Votação em Prudente: 6 de outubro; turno único.

BOM CONTEÚDO
A pauta da sessão ordinária de amanhã à noite da Câmara Municipal de Prudente apresenta assuntos pertinentes à atuação dos vereadores, dentre os quais pelo menos cinco bem interessantes no entendimento do Plantão e que podem ser aos olhos do povo. 

SETOR DA EDUCAÇÃO
O vereador William Leite (PP) sugere a preparação de alguém para administrar medicamentos para alunos nas escolas municipais. O presidente Tiago Oliveira (PP) solicita escola de educação infantil no Residencial Vida Nova Pacaembu.

GUARDA E REAJUSTE
A vereadora Joana D’Arc (União) pede mais policiamento no centro, por causa de furtos; e sugere a implantação de Guarda Municipal. Douglas Kato (PSD) solicita revisão e reajuste das subvenções municipais para entidades assistenciais, em 2025. 

GB DE PRUDENTE
Em propositura de moção de aplausos, o vereador Mauro Neves (Pode) saúda o 14º GB (Grupamento de Bombeiros), sediado em Presidente Prudente, pelo envio de policiais que ajudaram no combate a incêndios em Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

FAZENDO O BEM
O documento registra nominalmente o primeiro-tenente Eduardo Fernando Castanho, primeiro-sargento Victor Arruda Ribas, cabo Thiago Adriel Ferraz de Almeida, cabo Pablo de Castro Kanehara e soldado Vanessa Takazono Vidal.

Publicidade

Veja também