A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), implantará um novo sistema de vacinação, o vacimóvel: uma van que percorrerá os bairros mais afastados da cidade para aplicação da segunda dose e da dose adicional contra a Covid-19.
O vacimóvel entrará em ação nesta terça-feira, das 18h30 às 21h, no Parque Alvorada, com início na Rua Matheus José da Silva, esquina com a Rua Simão Carlos Pimenta. A van também passará pelas ruas Antônio Espigaroli, João Salvador, Alexandre Bacarim, Matheus José da Silva, Maestro Fortunato Neto, 28 de Fevereiro e Ângelo Boim.
Após esta primeira edição, a equipe avaliará a adesão e, posteriormente, definirá uma nova localidade a ser percorrida.
De acordo com a coordenadora técnica de saúde da VEM, Vânia Maria Alves, essa iniciativa tem por objetivo atingir os faltosos, além de ampliar a cobertura da dose adicional e facilitar o acesso das pessoas aos imunizantes.
Recentemente, o PEI (Plano Estadual de Imunização) ampliou o público-alvo da dose de reforço para todas as pessoas acima de 18 anos que estejam com a imunização completa há cinco meses, ou seja, que tenham recebido a segunda dose ou o imunizante de dose única até o mês de junho.
O vacinômetro municipal, atualizado na sexta, mostra que 197.020 prudentinos tomaram a primeira dose e 180.672 receberam as duas doses ou a dose única, ou seja, 91,7% do público-alvo da campanha está com o esquema vacinal completo. Já a dose de reforço foi administrada para 26.791 pessoas.