Para uma ceia tropical
Mousses salgadas, cuscus de camarão e receitas que combinam ingredientes saborosos compõem um cardápio colorido e refrescante.
Mousse de Tomate Seco
Ingredientes: 250g de tomates secos, 100g de ricota amassada, 1 lata de creme de leite, ½ xícara (chá) de leite, ½ xícara (chá) de maionese, ½ xícara (chá) de catchup, 2 envelopes de gelatina sem sabor, incolor, ½ xícara (chá) de água fria, óleo para untar, sal a gosto.
Preparo: Hidrate a gelatina com a água e o leite. Aqueça e reserve. No liquidificador, bata os tomates secos (reserve alguns para decorar), junte o catchup, a ricota, a maionese, o creme de leite e a gelatina reservada. Bata bem. Decore o fundo de uma forma com os tomates reservados e despeje a mousse com cuidado. Quando firme, desenforme num prato de servir e decore com alface, tomate cereja, manjericão e mussarela de búfala.
Cuscus de Camarão (ou sardinha)
Ingredientes: 1 lata de molho pronto, temperado, 200g de ervilhas frescas, congeladas, 1 vidro de palmito, ½ quilo de camarão ou 2 latas de sardinha, ½ copo de água, ½ copo de óleo, 15 colheres (sopa) de farinha de milho.
Temperos: sal, alho, cebola ralada, molho inglês, pimenta calabresa, folhas de louro.
Preparo: Fritar os temperos em um pouco de óleo, acrescentar os camarões, os outros ingredientes um a um, o molho de tomates ou tomates picadinhos, deixar cozinhar por alguns minutos. Acrescentar a farinha de milho esfarelada. Cozinhar mais um pouco. Enformar. Fôrma decorada com tomates, ovos, camarões e azeitonas.
Arroz Saboroso
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido, 2 cenouras
raladas, 2 cebolas médias picadas, 250g de carne moída (2x), 50g de passas escuras sem sementes, 1 colher (sb) de sal, 1 colher (sobremesa) de pimenta síria (bahar), ½ xícara de óleo.
Preparo: Coloque o óleo em uma panela, doure a cebola até escurecer. Junte a cenoura e mexendo sempre, deixe dourar. Junte a carne e continue mexendo. Adicione as passas e continue a refogar. Tempere o arroz com sal e pimenta síria. Cubra o refogado com o arroz, sem mexer, junte água e cozinhe em fogo lento, juntando mais água se necessário. Sirva quente.
- Juntar mais água – pelas laterais
- Quando cozido, cubra com um pano – é a tampa – desenforme depois.
nutrição
Alimentos que queimam calorias
Parar de comer para emagrecer é uma velha prática que não dá muito certo e ainda prejudica a saúde. Mas, que tal fazer o contrário, comer para queimar calorias e de quebra mandar uns quilinhos embora? Não é magia, mas sim a propriedade de certos alimentos chamados de termogênicos.
- Quando digeridos, esses alimentos aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, queimam calorias e ajudam a emagrecer. Exemplo: gengibre, pimenta vermelha e chá verde têm esse poder, mas não significa que comer um bolo de chocolate com uma xícara de chá vai fazer com que os pneuzinhos vão embora.
- Esses alimentos são coadjuvantes no processo de emagrecimento. É importante ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos para obter resultados.
Para fazerem efeito, os termogênicos devem ser introduzidos com regularidade no dia a dia.
Alguns alimentos que ajudam você a entrar em forma:
- Pimenta Caiena (pimenta vermelha): aumenta a circulação, melhora a digestão e aumenta a temperatura do corpo. Estudos mostram que a pimenta aumenta o metabolismo em até 20%. Esse mesmo trabalho evidenciou ainda sua propriedade de retirar gorduras das artérias.
- Gengibre: Trabalhos mostram que o gengibre pode aumentar o metabolismo em até 20%. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liquidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta.
- Ômega 3: aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Elimina o excesso de líquidos e aumenta a energia do organismo. Além disso, funciona como antinflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha), semente de linhaça (misturar 2 colheres (sp) a vitaminas, salada de frutas, saladas, etc.).
- Chá verde: reduz a absorção de açúcar no sangue inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos). Diminui a compulsão por carboidratos, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando na queima de gorduras.