COLORAU
Colorau ou colorífico é nome genérico dado a condimentos de cor avermelhada, preparado à base de uma ou mais espécies vegetais, e usado nos alimentos com a finalidade de realçar as suas cores, alterando sua textura e modificando seu sabor.
No Brasil é nome dado ao condimento preparado principalmente à base de sementes de urucum dessecadas e trituradas ao pó fino, usualmente misturadas ao pó fino de outras sementes também dessecadas e trituradas,
Serve como corante de carnes assadas, sopas, pães e arroz. Na indústria alimentícia é usado para carnes congeladas ou defumadas, arroz, manteiga e queijos. Tem também propriedades conservantes. Em outras regiões é também usado para colorir manteiga, queijos e outros pratos, assim como na região Norte-Nordeste do Brasil.
A árvore que chega a atingir altura de até seis metros apresenta grandes folhas de cor verde-claro e flores rosadas com muitos estames. Seus frutos são cápsulas armadas por espinhos maleáveis, que se tornam vermelhas (motivo do nome urucum) quando ficam maduras. Então se abrem e revelam pequenas sementes dispostas em série, de trinta a cinquenta por fruto, envoltas em arilo também vermelho.
(Fonte: Wikipedia)
O urucum é um dos únicos corantes que não faz mal à saúde; contém cálcio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, B2 e C. As sementes verdes dão corante amarelo, as vermelhas dão o corante vermelho conhecido como colorau.
Escondidinho de Carne Seca
Ingredientes: 300g de carne seca, 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina, 1 cebola pequena picada, 1 colher (sopa) de alho amassado, 2 tomates sem pele e picados, 1 colher (sopa) de colorau, 1 xícara (chá) de água.
Purê de mandioca: 400 g de mandioca cozida, 300 ml de leite desnatado, 1 colher (sopa) de caldo de legumes em pó, 100 g de queijo parmesão ralado, 1 colher (sopa) de margarina, sal, se necessário.
Preparo: Corte a carne seca em pedaços e deixe de molho por 12 horas, trocando sempre a água. Cozinhe na panela de pressão por uma hora. Espere esfriar e desfie. Numa panela, aqueça 1 colher (sopa) de margarina, acrescente 1 cebola pequena ralada, o alho amassado, os tomates picados. Refogue por 5 minutos. Junte a carne seca (cozida e desfiada), o colorau 1 xícara (chá) de água e refogue até ficar consistente.
Bata no liquidificador a mandioca cozida, o leite desnatado e o caldo de legumes em pó. Leve ao fogo e acrescente uma colher (sopa) de margarina. Para montagem do escondidinho coloque em um refratário, a carne seca, e cubra com o purê de mandioca, polvilhe queijo ralado e leve para o forno para dourar.
Pode-se também preparar porções individuais.
Lanche da Tarde
Hum! Que delícia quando o lanche da tarde está servido! Mesa posta... delícias feitas na hora! Cheirinho bom exalando pela casa! Vamos experimentar?
Massa para Esfiha
Ingredientes: Massa: 1 ½ xícara (chá) de leite, 2 tabletes de fermento biológico, 1 colher (sb) de açúcar, ½ xícara (chá) de óleo, + ou – 500 g de farinha de trigo.
Recheio: ½ quilo de carne moída, 1 cebola picadinha,1 tomate picadinho, cheiro-verde, hortelã picadinha, suco de 1 limão.
Preparo: Coloque o fermento numa bacia e junte o açúcar. Deixe derreter. Acrescente o leite, o sal e o óleo. Junte a farinha (sempre peneirada) aos poucos até obter uma massa bem macia. Cubra e deixe levedar. Quando bem crescida, trabalhe a massa e faça pequenas bolinhas. Abra com um rolo, coloque uma porção de carne, feche, formando as esfihas e leve a crescer. Coloque uma bolinha de massa num copo com água. Quando a bolinha subir, pincele as esfihas com gema de ovo e um pouco de leite e leve-as para assar.
Enroladinhos de Presunto e Queijo
Usando a mesma massa: Abra a massa com a ajuda de um rolo, formando um retângulo bem comprido. Recheie com presunto, mussarela e tomates picados e temperados com azeite, orégano e sal. Enrole como rocambole e corte em pedaços de 5 cm. mais ou menos. Deixe crescer em assadeira, pincele com gemas e polvilhe orégano ou sementes de papoula e leve a assar. Você pode preparar o rocambole e assar inteiro.
Lanchinho de Salsicha
Com a mesma receita de massa, corte retângulos de 7 cm por 12 cm (+ ou -) e recheie com uma fatia de queijo prato, uma salsicha e enrole. Feche as pontas e leve para crescer. Pincele com gema e leve a assar.
nutrição
CHIA
A chia é um alimento originário da Colômbia e México. Antigamente fazia parte da dieta asteca. Os estudos comprovam que essa semente é muito benéfica ao organismo, devido à grande concentração de nutrientes.
A semente é rica em antioxidantes (substâncias que diminuem a ação dos radicas livres e inibem o aparecimento de doenças.
A associação do cálcio com o magnésio na semente de chia favorece muito a saúde óssea, ajudando a prevenir a osteoporose.
Muito nutritiva, a chia também possui vitaminas do complexo B, zinco, cobre e potássio.
Esse alimento possui ainda uma grande quantidade de fibras – e você conhece bem a sua importância. Elas ajudam a regular o sistema digestivo aliviando quem tem prisão de ventre. Por ser rica em fibras, a chia provoca uma saciedade que pode fazer você comer menos. Como tem baixo índice glicêmico, a chia ajuda a evitar picos de hiperglicemia.
Outro nutriente na composição da chia é o ômega 3. A chia fornece boas quantidades de ácido graxo ômega 3 e a ingestão das sementes pode ser mais uma opção além da linhaça.
Podem ser consumidas inteiras ou moídas em iogurtes ou saladas. Moídas podem ser adicionadas à farinha para fazer pão, bolos e biscoitos.
Suas sementes são mucilaginosas – ao entrarem em contato com a água formam um gel no estômago – e diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta.
Benefícios da CHIA
- Promove a saciedade
- Combate a inflamação
- Regula o trânsito intestinal
- Controla a glicemia
- Redução do colesterol
- Ajuda na formação óssea
- Previne o envelhecimento precoce
- Melhora a imunidade do organismo