Receitas da Cozinha Chinesa
A variedade de ingredientes e modos de confecção dos pratos fazem da cozinha chinesa uma das mais ricas do mundo. Num país com grandes diferenças climáticas e paisagísticas, no qual vivem centenas de milhões de pessoas, existe uma ampla variedade de pratos, dependentes de uma infinita gama de produtos.
A culinária chinesa nasceu com os primeiros povos que habitaram a região, há mais de 4 mil anos, e pouco perdeu de suas características. Veio mais a influenciar do que a ser influenciada. Está na origem, por exemplo, da cozinha japonesa e de muitos países do sudeste asiático, como Tailândia e Vietnã.
É próprio da cozinha chinesa manter e combinar o sabor dos ingredientes. As diferentes formas de corte também são comuns na culinária chinesa: cortar os alimentos em pequenos pedaços, por exemplo, facilita o uso dos tradicionais palitos.
Frango Xadrez
Ingredientes: 1 peito de frango (cubos ), 1 pimentão verde e 1 vermelho, 1 cebola, gengibre picado, cogumelos, ½ xícara de amendoim torrado e sem pele.
Preparo: Temperar a carne com: 1 colher (sopa) de maisena, 1 clara, 1 colher (sopa) de óleo, 1 colher (sopa) de sakê. Deixar na geladeira por 1 hora.
Molho: 4 colheres (sopa) de shoyu, 1 colher (chá) de molho inglês, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (sopa) de maisena, 1 xícara (chá) de água, aji-no-moto.
Preparo: Aqueça 2 colheres de óleo e passe os legumes rapidamente. Frite a carne, junte os legumes, o molho (já misturado anteriormente) e ferva até engrossar e brilhar. Coloque numa travessa e salpique os amendoins.
Risoto chop suey
Ingredientes: arroz, cenouras, vagens, ovos (omelete), presunto ou frango desfiado, shoyu, aji-no-moto,
Preparo: Cozinhar o arroz com água, sal e pouco óleo. Afervente cenouras cortadas ao meio, vagens, etc. Corte-as em pedaços pequenos. Cortar presunto em tirinhas (ou outro tipo de carne). Fritar ovos batidos com sal (omelete). Colocar 2 a 3 colheres de óleo no tacho, aquecer bem e fritar o presunto. Acrescentar os outros ingredientes, shoyu, o arroz pronto e 1 colher (café) de aji-no-moto. Mexer bem e servir.
Bananas carameladas
Massa: 4 colheres de farinha de trigo, 1 colher (café) de fermento em pó, 2 colheres (sopa) de óleo, 1 ovo inteiro, água para formar um mingau grosso.
Preparo: Colocar as bananas cortadas na massa e fritá-las em óleo quente, virando-as para fritarem por igual. Reserve.
Caramelo: 2 xícaras de açúcar, 1 colher (sopa) de gergelim, ¼ copo de água. Levar ao fogo baixo até ficar um caramelo bem dourado. Passar as bananas uma a uma nesta calda, jogando-as em seguida na água fria. Retire rapidamente e sirva logo a seguir.
Sobremesas... delícias para o fim de semana
Pudim Romeu e Julieta
Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 500g de queijo tipo Minas, fresco, 1 envelope de gelatina sem sabor, ½ xícara de água fria, 200g de goiabada em calda.
Preparo: Hidrate a gelatina na água e leve ao fogo em banho-maria para dissolver. Reserve. Corte o queijo em pedaços e bata no liquidificador junto com o creme de leite, o leite condensado e a gelatina dissolvida. Coloque num refratário e leve à geladeira por 3 horas. Desenforme e acrescente a goiabada em calda por cima.
Torta de Morango e Laranja
Ingredientes: Massa: 200g de biscoito tipo maisena, 100g de manteiga.
Recheio: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 lata de leite, 1 colher (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de maisena.
Cobertura: morangos (2 caixas), suco de 4 laranjas (coado), 3 colheres (sopa) de açúcar, 4 colheres (sopa) de maisena.
Preparo: Triture o biscoito e junte a manteiga. Amasse bem e forre uma forma de fundo falso com essa mistura. Leve ao forno médio por 15 minutos. Reserve. Leve ao fogo todos os ingredientes do creme, mexa sem parar até engrossar. Deixe esfriar e quando morno, despeje-o sobre a massa fria. Arrume os morangos sobre o creme (quanto mais, melhor). Prepare o creme de laranja e despeje-o levemente morno sobre os morangos. Leve para gelar. Depois de gelado, desenforme sobre o prato de servir.
nutrição
Alimentos que ajudam a não reter líquido
A retenção de líquido é um dos fatores que mais contribuem para o desconforto e o aumento de peso. Alguns alimentos têm propriedade diurética, ou seja, ajudam no funcionamento dos rins. Este órgão é, basicamente, beneficiado pela ingestão adequada de água e alimentos com alto teor do líquido. Os rins são responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas do organismo. O consumo de água estimula a produção da urina, e é importante que se dê preferência ao consumo de alimentos in natura (crus), na forma de sucos ou chás.
Saiba quais são esses alimentos:
- Abacaxi: rico em vitaminas A, B, C, fósforo, cálcio, potássio e bromalina. É indicado na má digestão, beneficia o aparelho urinário, a pressão arterial, artrite, bronquite, tosse e obesidade. A bromalina é uma enzima presente no abacaxi que ajuda na digestão.
- Coco: rico em vitaminas A, do complexo B (B1, B2, B5), vitamina C e sais minerais, como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio e cloro. Também é rico em fibras, proteínas, carboidratos e gorduras. São vários os benefícios que a água de coco nos proporciona. Ela ajuda a reduzir colesterol, reduz a pressão arterial, desidratação, diarréia, trata úlcera estomacal.
- Melancia: rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e betacaroteno. Ajuda a amenizar os sinais de envelhecimento, previne contra o câncer, auxilia na eliminação de acido úrico, além de limpar o estômago e intestino.
Cenoura: estimula o metabolismo, carrega minerais, silício e potássio, que ajudam na eliminação dos excessos de líquidos no organismo;
- Pepino: rico em ferro, enxofre, potássio, fósforo e betacaroteno. O pepino é diurético e ajuda a eliminar o excesso de acido úrico. É muito bom para a pele e o envelhecimento.
- Salsa: rico em vitaminas A e C, a salsa é anticancerígena, alivia dores de estômago e ajuda na eliminação de gases. É diurético, elimina o excesso de líquidos, da celulite, inflamações das vias urinárias e cálculos renais. Ela também melhora os distúrbios menstruais, refresca o hálito e fortalece a estrutura do colágeno da pele.
- Beterraba: rica em: açúcar, proteínas, fibras, vitaminas A, do complexo B, vitamina C e sais minerais como: ferro, zinco, sódio, potássio e magnésio. É muito boa para combater anemia, perda excessiva de líquidos e problemas de fígado.
- Melão: rico em vitaminas A, do complexo B, vitamina C, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno. Ajuda na desintoxicação alimentar, males dos rins, é um hidratante, também auxilia contra a obesidade.