Defesa da vida

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 10/08/2024
Horário 04:14

A Câmara Municipal de Presidente Prudente aprova moção de apoio ao Congresso Nacional por projeto em tramitação que sai em defesa da vida. A proposição do vereador presidente da mesa diretora, Tiago Oliveira (PP).

CÓDIGO PENAL
O projeto em questão dispõe sobre inclusões de parágrafos em artigos do Código Penal Brasileiro, com o objetivo de coibir o uso de assistolia fetal; procedimento que consiste na injeção de produtos químicos no feto para evitar que nasça com sinais de vida.

MARCO LEGAL
Conforme a moção, este procedimento, regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina, tem sido debatido entre profissionais da saúde, juristas e a sociedade, diante da necessidade de um marco legal mais robusto e atualizado para tratar da questão.

MAIS SEVERA
O projeto propõe que, em caso de gestões presumidas, as penalidades aplicadas sejam equivalentes às previstas para o homicídio simples. Tiago defende essa medida como passo significativo na proteção dos direitos dos nascituros. 

FLECHA ACIONADA
A aprovação da moção de apoio pela Câmara é levada ao conhecimento dos parlamentares das comissões de Saúde, de Constituição e Justiça, e de Cidadania do Congresso Nacional, aos autores do projeto e presentes da Câmara e do Senado. 

FALTA CONTROLE
O que ficou mais evidente no primeiro debate com os candidatos a prefeito de Prudente, quinta-feira à noite na TV Band Paulista, foi a falta de controle emocional da maioria dos candidatos. Algo fora de cogitação para quem pretende ser prefeito.

NEM O BEABÁ
A maioria e na maioria das vezes não conseguiu formalizar uma pergunta razoável no tempo de 30 segundos, tempo suficiente para falar pouco e dizer muito. É o mesmo tempo de grande parte da publicidade brasileira veiculada em televisão. 

PRESENÇA 83%
Compareceram, por ordem alfabética: Ed Thomas (MDB), Josué Macedo (PSOL), Mauro César Martins de Souza (Novo), Nilton Miranda (PDT) e Paulo Lima (PSB). Não compareceu Milton Carlos de Mello, “Tupã” (Republicanos).

BATE E PLANTA
Para o Jornalismo Band, a ausência foi justificada por questões pessoais. O Plantão apurou que o candidato estava em São Paulo. Mesmo ausente, possivelmente foi o que mais “apanhou” e sobre ele foi plantada a dúvida se poderá ser candidato ou não. 

SEM RESTRIÇÃO
Em declarações sobre o assunto, Tupã tem insistido estar em plenas condições de ser candidato, sem nenhum impedimento jurídico e plenamente habilitado para disputar as eleições deste ano, tentando o cargo de prefeito pela terceira vez. 

ONDAS DO RÁDIO
O jornalista Joilton Carlos anuncia que a Rádio 101 FM fará uma rodada de entrevistas com os candidatos, na penúltima semana de agosto. Na próxima segunda-feira (12), às 10h na sede da emissora, haverá reunião para tratar do assunto. 

EM SEIS DIAS
Poderão participar da reunião os próprios candidatos ou seus representantes legais. As entrevistas ocorrerão do dia 19 ao dia 24; de segunda a sábado. Exato 1 dia para cada candidato, considerando que são seis no total.

Publicidade

Veja também