A
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) firmaram um contrato para realizar o mapeamento das áreas de alto e muito alto risco a deslizamentos e inundações em quatro municípios da região de Presidente Prudente. Além da maior cidade do oeste paulista, a lista inclui Adamantina, Caiabu e Inúbia Paulista. Os municípios foram indicados como prioritários por não terem informações atualizadas sobre riscos de deslizamentos e inundações.
Segundo dados do Portal do Governo do Estado, os municípios foram escolhidos por serem locais que "apresentaram incidência e recorrência de eventos de ordem meteorológica, hidrológica e geológica, de acordo com dados estatísticos registrados Sidec , e que ainda não possuem instrumentos de identificação de risco abrangidos no Plano Preventivo de Defesa Civil do Estado", informa.
Os dados coletados serão analisados e resultarão em um relatório técnico, com informações detalhadas e sugestões de possíveis intervenções para minimizar ou eliminar os riscos identificados. "Os graus de risco considerados seguem o método desenvolvido em 2007 pelo Ministério das Cidades e IPT, o qual estabelece quatro condições potenciais de risco", expõe.
Ainda de acordo com o Portal do Governo do Estado, o projeto será desenvolvido em três meses pela Seção de Investigações, Riscos e Desastres Naturais do IPT, através de visitas técnicas aos municípios. As informações coletadas serão organizadas em mapas, imagens e documentação fotográfica em um SIG (Sistema de Informações Geográficas), para subsidiar o gerenciamento das áreas e estabelecer parâmetros técnicos e sociais.
Danos da chuva
A chuva intensa de ontem causou danos em diversos locais na região e a situação geral é delicada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro residências em Teodoro Sampaio foram inundadas, em uma delas, o muro desabou. Um destes casos ocorreu na Cohab Chris, os demais, na Vila Furlan.
Em Mirante do Paranapanema, uma residência na Chácara Santa Maria amanheceu destelhada, o que provocou grande inundação no local. O fato foi registrado às 5h27 de ontem, mas ninguém ficou ferido. No balanço geral do Corpo de Bombeiros, Presidente Epitácio, Presidente Bernardes e Euclides da Cunha Paulista também tiveram registros de residências invadidas pela água.
Em Álvares Machado, o muro de um prédio, na Rua Vivaldo Zorzato de Almeida, também cedeu por conta da chuva. Em nenhuma das ocorrências listadas houve registro de vítimas. Somente danos materiais. Já em Tarabai, três vias não asfaltadas do Jardim Santa Tereza ficaram intransitáveis. Segundo Edgar Barbosa, 23 anos, morador de uma das vias afetadas, Rua Aureliano de Souza Neves, "a situação é crítica". "Toda vez que chove, enfrentamos problemas. Mas com as chuvas recentes, a situação está ainda pior. É preciso que a Prefeitura tome alguma providência e asfalte a rua. Carro, moto, ou mesmo a pé, é muito difícil de passar", destaca. A reportagem procurou o prefeito de Tarabai, Elias Natalino Pereira (PSDB), para tratar sobre o assunto, mas as ligações não foram atendidas.
Queda de energia
As pancadas de chuvas foram responsáveis por grandes transtornos também em Pudente, e provocou queda de energia em diversos pontos da cidade. O Jardim Carandá, por exemplo, ficou sem energia a tarde toda. Até os semáforos foram afetados e ficaram sem funcionar corretamente por algum tempo no período da manhã. Os semáforos da Avenida Manoel Goulart ficaram somente no amarelo.
De acordo com a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a falta de energia prejudicou o sistema semafórico de alguns locais, mas tudo foi restabelecido no prazo de uma hora. A Seduc (Secretaria Municipal de Educação) também ficou sem energia no decorrer da tarde. Ainda segundo a pasta de Comunicação, "a falta de energia atrapalhou o trabalho administrativo, mas não comprometeu o andamento do setor", informa.
A Energisa, empresa responsável pelo abastecimento de energia na cidade, informa que a forte chuva provocou o desligamento de energia para alguns clientes dos bairros Vila Santa Helena, Cláudia Glória, Charlote, Jardim Marupiara e nos distritos de Eneida e Montalvão, em Prudente, e para os clientes dos municípios de Piquerobi, Caiuá, Presidente Venceslau e Presidente Bernardes. O fornecimento de energia já foi restabelecido para a maioria dos clientes.
A empresa esclarece que o sistema de monitoramento de raios do Climatempo registrou a queda de mais de 1,5 mil raios durante a madrugada e, até o início da tarde de ontem, a região teve média muito acima do normal, o que ocasionou a maioria das ocorrências no sistema elétrico da empresa.