Defesa Civil e Corpo de Bombeiros combatem incêndio em área rural de Presidente Bernardes

Cobertura vegetal foi tomada por chamas no início da tarde, as quais foram definitivamente extintas por volta das 17h, com ajuda de voluntários

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 08/06/2024
Horário 09:38
Foto: Defesa Civil
Equipes que atuaram em incêndio de grandes proporções alertam população sobre cuidados
Equipes que atuaram em incêndio de grandes proporções alertam população sobre cuidados

Por volta das 17h desta sexta-feira, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Bernardes, em trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente, Defesa Civil de Santo Anastácio, além de voluntários, conseguiu extinguir um incêndio de grandes proporções que atingiu uma área de cobertura vegetal na zona rural de Presidente Bernardes, no início da tarde. 
O coordenador da Defesa Civil de Presidente Bernardes, Gilson Adriano Bento Pereira, ressalta que é preciso evitar esses incêndios, já que o fogo provoca a degradação da vegetação nativa, morte de animais silvestres, diminuição da fertilidade do solo, além de propiciar redução da qualidade e quantidade de recursos hídricos. “Estes eventos são considerados importantes fontes de emissões de gases de efeito estufa acentuando o fenômeno das mudanças climáticas. O fogo também agrava a poluição do ar e pode afetar a saúde da população”, frisa.
Já o coordenador regional adjunto de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouvea, destaca que, após passada a fase amarela, de preparação e prevenção, a Operação SP Sem Fogo entrou no dia 4 de junho na fase vermelha, quando são priorizadas as ações de combate aos incêndios e de fiscalização repressiva. “Pedimos que a população se conscientize e não provoque queimadas. O uso de fogo para limpeza de seu quintal ou de seu terreno, ou ainda para queima de lixo, traz problemas diversos para seus vizinhos, para a cidade e inclusive, para você”, alerta.
“Para acionar o Corpo de Bombeiros, ligue 193, ou para solicitar o apoio da Brigada de Incêndio da Defesa Civil, em Presidente Prudente, ligue 199 ou [18] 99744-0199. Já para acionar, em Presidente Bernardes, ligue [18] 99807-4379. Seja consciente e colabore com a saúde de todos e com o meio ambiente! Não faça queimadas”, finaliza Renato.

Publicidade

Veja também