A Prefeitura de Presidente Prudente informou que a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil está monitorando as 11 mil bocas de lobo do município a fim de promover um trabalho preventivo que visa evitar alagamentos. Os trabalhos foram intensificados neste período de chuvas e seguem até o mês de março. Paralelamente, as equipes da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) realizaram nesta segunda-feira a limpeza e manutenção das bocas de lobo na região do Parque do Povo. Segundo levantamento da Defesa Civil, 78% das bocas de lobo daquela área estavam entupidas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Renato Gouveia, a participação da população é fundamental para evitar o descarte de lixo nas ruas. Ele lembra que existe uma multa para quem joga lixo pela janela do carro ou descarta de forma incorreta, obstruindo os bueiros e causando entupimento.
As equipes da Secretaria Municipal de Obras também realizam a manutenção de bocas de lobo com reparos em sarjetão em diversos bairros, dentre eles o Jardim Monte Alto e Jardim das Rosas.