A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para o risco de novos incêndios florestais em todo o território paulista nesta sexta-feira bem como neste sábado, por conta das condições climáticas consideradas extremas, com temperaturas elevadas e baixa URA (Umidade Relativa do Ar). Segundo a Coordenaria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente, o cuidado deve ser elevado especialmente no oeste paulista, onde as máximas devem atingir os 34º C, com umidade relativa do ar abaixo dos 20% e ventos de até 55 quilômetros por hora.
“Nos últimos dias, nas unidades de saúde, houve um aumento de atendimentos a pacientes apresentando tosse seca, obstrução nasal e queixas respiratórias em geral, especialmente em crianças e idosos, resultado da fumaça dos incêndios e baixa umidade do ar”, ressalta o coordenador regional do órgão, Renato Gouvea. Ele explica que o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Defesa Civil chama a atenção para a URA abaixo de 20% nesta virada de mês, na região, condição apontada como “crítica” e que pode trazer diversos impactos à saúde, como desidratação, irritação das vias respiratórias, aumento do risco de infecções respiratórias, além de afetar o bem-estar geral.
“Durante os períodos em que a URA está tão baixa, é importante tomar algumas precauções”, recomenda Renato. Cita, entre medidas importantes: hidratação, através do consumo de água; umidificação de ambientes internos; evitar exposição ao sol durante as horas mais quentes do dia; cuidados com a pele e com o sistema respiratório. “Se possível, evite exercícios físicos intensos e use soro fisiológico para hidratar os olhos e narinas”, destaca.