Decisão judicial: economia para Prudente pode superar R$ 18 mi com novo contrato de destinação para resíduos sólidos

Sentença abre caminho para homologação do certame e contratação de empresa de Regente Feijó, a 20 km de Prudente, reduzindo em 50% o custo em relação ao contrato emergencial vigente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/07/2024
Horário 04:00
Foto: Secom Prudente
Prudente coleta cerca de 190 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia
Prudente coleta cerca de 190 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia

O desafio da destinação dos resíduos sólidos em Presidente Prudente finalmente chega a uma solução que traz economia para a Prefeitura e reduz riscos logísticos na operação, diminuindo o destino final do lixo de aproximadamente 100 quilômetros para cerca de 20 km de distância da cidade. O novo contrato trará uma economia que poderá superar o valor de R$ 18 milhões ao município durante os próximos dois anos, reduzindo em 50% o custo em relação ao contrato emergencial vigente.
O Juízo da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Presidente Prudente negou o mandado de segurança impetrado pela então concorrente, permitindo o prosseguimento do certame licitatório para fins de homologação e assinatura do contrato com a empresa vencedora, G4 – Gestão e Controle de Materiais Ltda, situada no perímetro urbano de Regente Feijó.

Com a assinatura do contrato definitivo decorrente da licitação haverá um novo preço dos serviços de transporte e destinação final, gerando uma expressiva economia para o município ao longo dos dois anos de vigência do novo contrato. 
Com a definição pelo Poder Judiciário, a Prefeitura agora corre contra o tempo para homologação e assinatura do contrato, visando eliminar os altos custos dos serviços contratados de forma emergencial e pôr em prática a economia proporcionada pela licitação. Prudente coleta cerca de 190 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia.

A empresa vencedora do certame licitatório já realiza o mesmo serviço para outros municípios da região como Álvares Machado, Caiabu, Estrela do Norte, Martinópolis, Regente Feijó, Presidente Venceslau e Santo Anastácio.

A solução para a destinação dos resíduos sólidos não só representa um avanço econômico para Presidente Prudente, mas também é um passo importante para a sustentabilidade e a eficiência operacional da gestão do lixo urbano, um problema crucial de todas cidades. A implementação de práticas de gerenciamento de resíduos mais eficientes e ambientalmente responsáveis é fundamental para o desenvolvimento urbano sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para a preservação do meio ambiente.

Publicidade

Veja também