Decisão da Câmara

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 14/12/2023
Horário 04:44

Por decisão unânime dos 13 vereadores, a Câmara Municipal de Presidente Prudente encaminhará representação ao Ministério Público pedindo o afastamento do prefeito Ed Thomas (sem partido), por decoro e ineficiência administrativa.

PROMOTOR E AO JUIZ
O documento teria sido assinado ontem à tarde para ser encaminhado hoje ao promotor Marcelo Creste, que por sua vez poderá encaminhar o pedido de liminar ao juiz. Por sua vez, a Câmara irá instaurar o processo de cassação.

ASSUME O VICE
Pelo que o Plantão apurou nos bastidores, a se confirmar o afastamento assume o cargo o vice-prefeito Izaque Silva (PL), que poderá declarar situação de calamidade pública e, com isso, ter o apoio dos vereadores para buscar empréstimo bancário.  

 MARCHA DOS FATOS 
O presidente da Câmara, Tiago Oliveira (PTB), anunciou ontem à tarde estudos sobre medidas legais para solicitar o afastamento do prefeito Ed Thomas por conta de vários problemas de ordem econômica na administração municipal.

ASSUNTO AO JURÍDICO
Tiago disse que o assunto havia sido encaminhado ao jurídico da Câmara para analisar qual medida poderia tomar, não só por conta do “caso Ciop”, mas outros atrasos incluindo repasses da previdência social dos servidores municipais: Prudenprev.

SEGUNDA REUNIÃO
Mesmo em recesso, os vereadores da Câmara Municipal de Prudente fizeram ontem a segunda reunião pelo segundo dia seguido para tratar do “caso Ciop”, para discutir o ofício com a reposta enviada pelo prefeito Ed Thomas sobre a proposta da Prefeitura.

MESMA PROPOSTA
Os vereadores entenderam que se tratava da mesma proposta feita anteriormente, consultaram o presidente do Ciop, o prefeito machadense Roger Gasques (PP), e a situação foi confirmada.

EM BUSCA DE AJUDA
Então, os vereadores tomaram a decisão de pedir socorro ao governo federal, com ofício encaminhado ao deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil), com quem o vereador Ivan Itamar (PSB) conversou na noite anterior.

COM O MINISTRO
Consta que Marangoni falou com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que se colocou à disposição para tratar oficialmente do assunto. Teria sido posto que não basta, por exemplo, R$ 2 milhões. Precisa ser mais de R$ 10 milhões.

POSSÍVEL VOLTA
Há rumores de que ex-secretário municipal de Assuntos Jurídicos de Presidente Prudente, Jorge Duran, poderá voltar a atuar no primeiro escalão na atual gestão do prefeito Ed Thomas. 

JANEIRO A JANEIRO
O advogado Jorge Duran tomou posse em janeiro de 2021 e ficou no cargo até janeiro de 2022, quando pediu exoneração e foi substituído pelo procurador-chefe Pedro Anderson da Silva.

CHEFIA DE GABINETE
Caso ocorra a volta de Duran, que nesta semana teria estado com o prefeito Ed Thomas, comenta-se da possibilidade de vir a ser chefe de gabinete, em se confirmando a saída do major Luiz Edson de Souza. 

Publicidade

Veja também