De volta ao tatame, Lucas Porto está focado no Mundial e Europeu

Após ficar parado por quase três meses por conta de algumas lesões, bicampeão mundial de jiu-jitsu retoma rotina de treinos

Esportes - Cassia Motta

Data 04/10/2024
Horário 09:18
Foto: Cedida
Lucas Porto, da equipe M4BJJ, é só alegria para sua cidade: Álvares Machado
Lucas Porto, da equipe M4BJJ, é só alegria para sua cidade: Álvares Machado

O bicampeão mundial de jiu-jitsu, Lucas Porto Rodrigues, da equipe M4BJJ, voltou aos treinos essa semana, depois de dois meses e meio parado se recuperando de algumas lesões. “Aconteceu um aglomerado de coisas, desenvolvi condropatia patelar [lesão na cartilagem da patela, também conhecida como rótula, que é osso que fica na frente do joelho], tendinite patelar [inflamação no tendão que liga a rótula à tíbia] e no quadríceps e inflamação no menisco. Mas graças Deus não foi necessário cirurgia, porém fiquei dois meses e meio parado”, afirma Lucas.

Mas, com a ajuda dos fisioterapeutas Willian Marasca e Maria Fernanda Cardoso, o atleta de Álvares Machado está voltando aos treinos e diz estar 100% focado. “Minha rotina de treinos está bem completa com a minha preparação física logo pela manhã com o personal Junior Damasceno e meu nutricionista esportivo Rodolfo Zanin. Logo após eu faço meu treino de jiu-jitsu, específico para competição com o mestre Marcio Mendes na Escola de Lutas M4”.

Lucas disse que está focado agora para competir nos campeonatos Mundial, que acontece no mês de novembro, em São Paulo; e Europeu, que será em janeiro de 2025, em Portugal. “Por isso, estou intensificando os treinos para competir nesses campeonatos, juntamente com meus patrocinadores – Unoeste [Universidade do Oeste Paulista], Grupo Matsuda, Bio-Lab e Colégio Anglo Aquarela”.

De acordo com Lucas, o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, em São Paulo, é organizado pela CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo), e costuma competir na categoria adulto roxa pesadíssimo (acima de 100 kg) e na categoria absoluto, onde todos os pesos lutam entre si. “O Campeonato Europeu é realizado pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation [IBJJF], onde os melhores competidores de mais alto nível estão lutando e eu pretendo estar entre eles no pódio”, finaliza Lucas.

Cedida

“No Mundial e no Europeu estarão os melhores competidores, e eu pretendo estar entre eles no pódio”

Publicidade

Veja também