Após brilhar em São Paulo ao ser agraciado com o “Prêmio Colunistas” na categoria “redator”, o publicitário prudentino Adriano Sato alçou voo internacional nesta semana em Cannes, na riviera francesa, com o “Oscar da propaganda”.
Ele encabeçou o projeto Uninterruptedt_Ads (em tradução livre: propaganda sem interrupção) da Budweiser. A criação da Agência Africa, de São Paulo, foi premiada com o ouro na categoria “Áudio e Radio” e prata na categoria “Direct” do “Cannes Lions”, festival global de premiação dedicado à criatividade na comunicação, publicidade e marketing.
“O ‘Uninterruptedt_Ads’ é um projeto superinteressante que consiste em transformar músicas que mencionam a Budweiser na letra em ‘ad’ no Spotfy, mas de forma segmentada. Por exemplo, você é um usuário free no Spotfy, está escutando um rap e aí na hora da propaganda entra um som que cita a marca. É uma tentativa de resolver as dores do consumidor no momento que entra um ‘ad’ e corta a ‘vibe’”, conta Adriano sobre o projeto vencedor na categoria “Áudio e Radio” em Cannes.
Ele ressalta a importância de ser premiado internacionalmente e de como o trabalho coletivo junto aos parceiros da Africa foi fundamental para que a peça fosse reconhecida no “Oscar da propaganda”, na França.
“Basicamente, este festival tem uma relevância muito grande. Você acaba tendo uma visibilidade global, com agências de publicidade do mundo inteiro. Esse festival, em específico, muda sua carreira de fato. Faz você ganhar mais, ter um reconhecimento público muito grande, sabe? Eu já tinha ganhado [outros prêmios], mas essa é a primeira vez que ganho um Leão de Ouro em Cannes junto aos meus amigos, parceiros e colegas da Africa. É um trabalho em equipe, é muita treta mesmo. Por mais que o conceito venha de mim e do ‘meu dupla’ [Leandro Bolacha], todo mundo trabalha para colocar esta ideia de pé’, pontua o publicitário, que há cerca de oito anos reside na capital paulista.
“Vou para Prudente ocasionalmente para visitar amigos e familiares. Trabalho na Agência Africa, exclusivamente, com a Budweiser e alguns projetos especiais. Então, eu crio, roteirizo e faço tudo o que envolve a função de criação de propaganda para a Budweiser. É minha conta prioritária”, confidencia Adriano Sato, que antes do “Cannes Lyons” foi premiado há cerca de três semanas com o “Prêmio Colunistas”.