De Martinópolis à Presidência, homenagens ao humorista Ary Toledo se multiplicam pelo país

Nascido no oeste paulista em 1937, ele foi responsável por criar uma identidade única no humor brasileiro ao abordar temas sensíveis com leveza e ironia 

VARIEDADES - CAIO GERVAZONI

Data 14/10/2024
Horário 19:54
Foto: Instagram/Ary Toledo
Ícone do humor nacional, Ary Toledo faleceu na manhã de sábado, aos 87 anos, em São Paulo
Ícone do humor nacional, Ary Toledo faleceu na manhã de sábado, aos 87 anos, em São Paulo

No sábado, o Brasil se despediu de Ary Toledo, um dos maiores ícones do humor nacional. Natural de Martinópolis, Ary faleceu na manhã do último dia 12, aos 87 anos, em São Paulo (SP), em decorrência de complicações de uma pneumonia. Internado no Hospital Sírio Libanês desde o início de outubro, o humorista não resistiu ao agravamento de seu quadro de saúde. 

A despedida a Ary Toledo gerou uma onda de homenagens, desde a Prefeitura de Martinópolis, cidade natal do humorista, até a Presidência da República, além de comediantes de todo o país que também expressaram suas condolências nas redes sociais, reconhecendo Ary como uma referência fundamental para o humor brasileiro. 

Nomes como Marcelo Adnet e Fábio Porchat destacaram não apenas a veia cômica do humorista, mas também sua generosidade em dividir o palco e o conhecimento com as novas gerações.

Em nota oficial divulgada pela Secretaria de Comunicação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou o papel fundamental de Ary Toledo em trazer alegria ao povo brasileiro, mesmo nos momentos mais difíceis. “Seu talento e irreverência marcaram a cultura brasileira por gerações, inclusive quando sua coragem o levou a ser preso durante a Ditadura Militar por satirizar o regime com sua inteligência afiada”, mencionou o comunicado, relembrando o episódio de sua prisão em 1968 após uma piada sobre o AI-5 (Ato Institucional 5).

​​Prefeitura de Martinópolis, município onde Ary Toledo nasceu, publicou uma nota de pesar em seu perfil oficial no Facebook. “Nosso carinho e solidariedade à família, amigos e fãs. Ary, seu legado ficará para sempre em nossos corações!”, pontuou a administração do município em nota, enaltecendo a alegria e as contribuições que o humorista levou não só para o Brasil, mas também para a cidade natal.

Trajetória marcante

Nascido em Martinópolis no dia 22 de agosto 1937, Ary Christoni de Toledo mudou-se para Ourinhos ainda criança, onde foi criado. Aos 22 anos, ele rumou para a capital paulista, onde começou sua jornada artística no Teatro de Arena. Sua carreira humorística decolou cinco anos depois, com apresentações em emissoras de televisão como TV Tupi, Record e SBT. Além da televisão, Ary Toledo também ficou conhecido por seus livros de piadas e gravações humorísticas, que conquistaram o público em diferentes épocas.

Com mais de seis décadas de carreira, o humorista foi responsável por criar uma identidade única no humor brasileiro ao abordar temas sensíveis com leveza e ironia nas piadas sobre política, cultura popular e situações do cotidiano.

O velório de Ary Toledo foi realizado no Ossel Memorial, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, a partir das 14h de sábado. No mesmo dia, ele foi sepultado no Cemitério da Saudade, também em São Caetano do Sul.

Facebook/Governo de Martinópolis

Em nota, Prefeitura de Martinópolis enalteceu a alegria e as contribuições do humorista

Publicidade

Veja também