De janeiro a julho deste ano, 16.577 exames de mamografia são realizados na região

Campanha “Outubro Rosa” ressalta a necessidade de não adiar as consultas e fazer exames preventivos

REGIÃO - Cassia Motta

Data 12/10/2024
Horário 04:00
Foto: Agência Brasil
Outubro Rosa enfatiza importância dos exames preventivos
Outubro Rosa enfatiza importância dos exames preventivos

Autocuidado. Neste mês, em que se destaca a campanha “Outubro Rosa”, esta é uma das palavras mais importantes na prevenção do câncer de mama. De acordo com a SES (Secretaria de Estado da Saúde), por meio do programa “Mulheres de Peito”, o governo de São Paulo realiza o rastreio contínuo de mulheres com idades entre 50 e 69 anos para identificação precoce da doença e tratamento. Atualmente, segundo a SES, são três carretas itinerantes que percorrem todo o território, para marcar exames de mamografia sem necessidade de pedido médico e de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Segundo a pasta, foram realizados, de janeiro a julho deste ano, na região que abrange o DRS-11 (Departamento Regional de Saúde) de Presidente Prudente, 16.577 exames de mamografia. No mesmo período de 2023, foram realizados 16.542 exames.

Pela legislação atual, segundo informa a SES, o paciente oncológico deve receber atendimento especializado em 60 dias, a contar do início da regulação e, neste momento, no Estado de São Paulo, todos os pacientes inseridos na Cross Oncologia (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) são encaminhados às consultas e tratamentos dentro do prazo legal.

A SES acrescenta que, de janeiro a julho deste ano, na região de Prudente, foram realizadas 7.836 consultas (procedimentos clínicos ambulatoriais) e 266 internações por câncer de mama. Em 2023, também de janeiro a julho, foram realizadas 7.363 consultas e 339 internações pela doença na região. 

De acordo com a secretaria, a porta de entrada do SUS é pela atenção básica, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), administradas pelos municípios, e responsáveis pelo acompanhamento local do paciente, inclusive para os casos com diagnóstico de câncer de mama e colo de útero. Se necessário, os municípios podem encaminhar o paciente para os serviços especializados estaduais.

Mutirões em Prudente

Em Presidente Prudente, segundo a Prefeitura, as unidades de saúde fazem a orientação e ensinam o passo a passo para o autoexame, além de fazer o encaminhamento da paciente para realização de mamografia/raio-x de mama. Ainda de acordo com a administração, o município buscou junto ao Estado o envio da carreta do Programa Mulheres de Peito para Prudente. Nas duas últimas edições - em 2023 e 2024 - foram mais de 2 mil exames de mamografia realizados.

E, em alusão ao Outubro Rosa, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Prudente prepara dois mutirões, em dois sábados seguidos, dias 19 e 26 de outubro, com atendimentos e exames gratuitos das 8h às 12h, nas Unidades Básicas de Saúde e unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) da cidade.
Nos mutirões serão ofertados os seguintes exames: preventivo (papanicolau), com foco em mulheres que não colhem há mais de três anos (entre 25 e 64 anos); solicitação de mamografia; testes rápidos de HIV e sífilis; avaliação odontológica; além de palestras e orientações em sala de espera.

SERVIÇO

No dia 19 de outubro, o mutirão ocorre nas seguintes unidades de saúde: 

- UBS Belo Horizonte; UBS Santana; UBS Ana Jacinta; UBS Cedral; UBS Guanabara; UBS Centro e também nas seguintes ESFs: Belo Horizonte; Humberto Salvador I e II; João Domingos I e II; Marcondes; Maré Mansa; Morada do Sol; Primavera; Regina; Bela Vista; Maracanã; Leonor e Montalvão.

No dia 26 de outubro, o mutirão ocorre nas seguintes unidades: 

- UBS Cohab; UBS São Judas; UBS São Pedro; UBS Brasil Novo e UBS Vila Real. E nas seguintes ESFs Alvorada I, II e III; ESF Cambuci; ESF Guanabara; ESF Ameliópolis; ESF Vida Nova; ESF Nova Prudente; ESF São Pedro; além das ESF dos distritos de Eneida e Floresta do Sul.

Publicidade

Veja também