A geração de empregos em Presidente Prudente segue em alta, especialmente impulsionada pelo setor de serviços, que continua sendo um dos maiores empregadores no país. Como noticiado nesta edição por O Imparcial, conforme dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) referentes ao mês de setembro, a balança tendeu por mais um mês para o positivo no município, com 268 novos cargos de trabalho. No nono mês do ano, a cidade teve, no total, 2.939 admissões e 2.671 desligamentos.
Com a proximidade das datas comemorativas e do final do ano, espera-se um aumento expressivo na contratação de trabalhadores temporários, principalmente no comércio e em áreas ligadas ao atendimento direto ao cliente.
O crescimento das contratações temporárias não apenas atende à demanda sazonal do comércio, mas também tem o potencial de alavancar a economia em um cenário de recuperação. Festividades como o Natal e a Black Friday impulsionam o consumo, e muitos estabelecimentos necessitam ampliar suas equipes para atender ao aumento de clientes. Assim, o comércio se torna um pilar importante na geração de renda e ocupação para muitas pessoas.
Além de fomentar o mercado, as contratações temporárias trazem benefícios ao trabalhador que, ao adquirir experiência e desenvolver novas habilidades, aumenta suas chances de efetivação no cargo. Isso representa uma oportunidade para os temporários se estabelecerem no mercado de trabalho, construírem uma rede de contatos e, em muitos casos, conseguirem estabilidade profissional.
Para os empregadores, o cenário é igualmente vantajoso. A contratação temporária oferece a possibilidade de observar o desempenho do colaborador antes de uma possível efetivação, garantindo que a equipe esteja formada por profissionais capacitados e alinhados com os valores da empresa. Essa prática, que fortalece a relação de confiança entre empregador e empregado, é um dos alicerces para o crescimento do setor de serviços e da economia como um todo.
Com a aproximação das datas comerciais, o otimismo aumenta, e espera-se que os setores de serviços e do comércio continuem gerando oportunidades de emprego, contribuindo não apenas para a redução da taxa de desemprego, mas também para um crescimento mais sólido e sustentável de Prudente e região.