Informações sobre o dia da semana em que os caminhões da coleta seletiva passam em cada bairro da cidade podem ser obtidas no portal eletrônico da Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente), no www.cooperlix.com.br. Os dados foram solicitados pelo presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) Centro-Sul, Rodrigo Romão, o qual explica que a entidade tem recebido reclamações em relação ao trabalho. A presidente da entidade, Maria Aparecida Assis Silva, pontua que atualmente 216 bairros prudentinos são abrangidos pelo serviço e pede que os moradores se informem sobre as datas para colocar os recicláveis do lado externo das residências apenas no dia em que serão coletados, evitando assim possíveis problemas.
216 bairros prudentinos são abrangidos pela coleta seletiva
"O motivo da nossa preocupação com este assunto é que muitos moradores deixam o lixo para fora de um dia para outro, fato que causa aborrecimentos, pois animais na rua e catadores reviram os entulhos, rasgando os sacos de lixo", comenta Romão. Esse problema é conhecido por Maria Aparecida, que também chama a atenção da população. "Tem os atravessadores, que são as pessoas que pegam os recicláveis antes que as nossas equipes cheguem. Então, solicitamos que os materiais sejam colocados apenas no dia da coleta, para evitar bagunça", diz.
A intenção, conforme Romão, é divulgar informações sobre a coleta seletiva e evitar problemas do tipo. "A ideia é buscar e difundir informações nas redes sociais. E, quando as reclamações surgirem, levar ao conhecimento da comunidade, através do reclamante, ajudando a multiplicar os dados da coleta e também armazenamento ideal do lixo", comenta. "Tratar do assunto se faz necessário para evitar e prevenir fatos que ocorrem constantemente em nossa cidade e que levam incômodo, como sujeira, procriação de mosquitos, mau cheiro, sem falar ao risco à saúde pública, que envolvem o lixo orgânico", ainda alega.
Sobre o assunto, a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) expõe que compete à Cooperlix a execução do serviço de coleta seletiva. À pasta, cabe a fiscalização, sendo que a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) é responsável pelo fornecimento dos caminhões.
Caçambas sociais
Quanto ao programa Caçambas Sociais, a Semea, por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), informa que o mesmo segue suspenso temporariamente, devido a atos de vandalismo nas caçambas, como ateamento de fogo e problemas com a logística de recolhimento das mesmas. "Sendo assim, as caçambas estão passando por conserto e, em breve, pretendemos retornar o serviço", expõe a pasta.