O Dia das Mães é considerado, para os proprietários de floriculturas, uma das principais datas para o aquecimento das vendas. Neste período, como pontua um dos entrevistados, o movimento "até triplica" nos estabelecimentos, fato comemorado pelos comerciantes. Entre as espécies mais procuradas, os representantes dizem que estão begônia, rosas e orquídeas. Além destas, ainda existe a procura por buquês e cestas de café da manhã.
Para atender a procura, os comerciantes estenderam o horário de funcionamento e abrem as portas dos estabelecimentos neste domingo, dia que pontuam que há "grande movimento". Na Floricultura Pruden Flora, o proprietário Davi Silvério Savalio diz que o fluxo de pessoas, em relação aos demais dias, aumentou cerca de 50%. "É uma ótima data. Um dos principais períodos para se vender", comenta. Neste estabelecimento, o atendimento ao consumidor segue hoje até às 13h.
Comerciantes estenderam horário e abrem as portas hoje
A Floricultura Detalhes também estará aberta neste domingo até às 13h, conforme pontua Sara Nunes. A representante diz, que, se comparado ao movimento de 2015, o fluxo de clientes é um pouco menor, no entanto, informa que a procura pelas flores, para presentar as mães, triplicou. "É a melhor data para a comercialização", cita.
Este aumento de consumidores também é confirmado na Floricultura Pruden Flores, conforme aponta a proprietária, Sônia Maria Carvalho Ribeiro. Fora as espécies de flores já citadas, ela pontua que o lírio também tem sido uma opção dos clientes. Com vistas a atender os clientes que deixam para comprar o presente da mamãe apenas hoje, a empresa também estará de plantão, atendendo até às 13h.
Presenteando
Comprando flores para a sogra e a esposa, o funcionário público estadual, Sérgio Luis dos Santos, 50 anos, diz que optou pelas flores "pois têm tudo haver com as mulheres e é algo que elas gostam de ganhar". Além disso, ele pontua que a data não pode passar "em branco", e que o dia é uma forma "de homenagear as mães".