O experiente e rodado zagueiro, Leandro Freire, é o mais novo reforço do Grêmio Prudente para a Série A3 do Campeonato Paulista. A contratação do defensor, de 33 anos, foi anunciada pelo Carcará durante o final de semana. O zagueiro chega do FC Gifu, clube da terceira divisão do futebol japonês.
“Eu rodei o mundo, mas nada se compara à minha casa. Por isso, eu voltei”, disse o atleta no seu vídeo de apresentação divulgado pelo Grêmio Prudente no Instagram oficial do clube.
Viajante no mundo da bola, Leandro Freire, que é natural de Presidente Prudente, tem passagens por clubes de Portugal, Cazaquistão, Chipre e Japão.
No Brasil, Freire foi revelado pelo União São João, de Araras (SP). Vestiu as camisas do Sport (PE), Paulista, Paraná e do Botafogo, de Ribeirão Preto (SP), de onde, em 2010, foi negociado para a Vitória de Guimarães, de Portugal. Na terrinha, ficou quatro temporadas no Vitória de Guimarães até ser negociado com o Nacional, da Ilha da Madeira, clube em que Cristiano Ronaldo deu seus primeiros passos no futebol. Antes de vestir a camisa do Nacional, Freire passou, por empréstimo, em 2014, um período no Ordabasy, do Cazaquistão. O zagueiro retornou ao Nacional, disputou nove jogos e foi negociado junto ao Apollon Limassol, do Chipre.
No país insular da região leste do Mediterrâneo, o zagueiro fez 44 partidas com a camisa do Apollon Limassol antes de retornar ao futebol português, em 2016, desta vez, para o Grupo Desportivo de Chaves. Em sua última passagem por Portugal, Freire atuou em 22 ocasiões.
Em 2017, o defensor começou a desbravar o futebol japonês. Naquela temporada, Freire deixou Portugal e foi atuar na J.League, pelo Shimizu S-Pulse. Pelo time de Shizuoka jogou por duas temporadas. Em 2019, chamou a atenção do Shonan Belamre, de Hiratsuka, onde ficou por um ano. Em 2020, foi negociado ao V-Varen Nagasaki, da segunda divisão da Liga Japonesa. Após 37 jogos pela equipe de Nagasaki, Freire foi para o FC Gifu, da terceira divisão do futebol japonês, onde atuou 15 vezes na temporada 2022 até ser repatriado pelo Gavião Carcará como reforço experiente para a disputa da terceira divisão do Paulistão.