Curso oferece dicas para evitar desperdício

Unidade móvel segue para o João Domingos Netto, onde também será disseminado o aproveitamento integral dos alimentos

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 20/09/2017
Horário 12:23
José Reis, Por meio do programa, alunos aprendem receitas para evitar desperdício na cozinha
José Reis, Por meio do programa, alunos aprendem receitas para evitar desperdício na cozinha

Para disseminar o conceito do aproveitamento integral dos alimentos, com ênfase na orientação nutricional, a unidade móvel do Programa Alimente-se Bem estacionou na Avenida Coronel José Soares Marcondes, em frente ao posto policial, no calçadão de Presidente Prudente, onde segue até amanhã. A iniciativa é oferecida pelo Sesi (Serviço Social da Indústria), em parceria com a Prefeitura e o Fundo Social de Solidariedade. De 25 de setembro a 6 de outubro, a unidade estará presente no Conjunto Habitacional João Domingos Netto.

A proposta do curso é mudar hábitos alimentares, visando o preço dos alimentos e o teor nutritivo, para evitar o desperdício, que ocorre, na maioria das vezes, por desconhecimento de suas propriedades e possibilidades culinárias. A partir disso, são desenvolvidas receitas que utilizam cascas, talos, folhas e ramas e dão origem a pratos saborosos, saudáveis, nutritivos e econômicos.

“Ninguém aprende a usar essas partes do alimento, por isso, o desperdício é uma questão de cultura. A ideologia do curso é trabalhar receitas inusitadas, relacionadas à praticidade”, completa o nutricionista Rafael Miguel Saraiva, que ministra os cursos na unidade. Acrescenta que, além do Alimente-se Bem, o programa também traz para Prudente o curso Sabor na Medida Certa, que tem o objetivo diferenciado de prevenir doenças crônicas não transmissíveis.

“Nesse módulo, trabalhamos diabetes, hipertensão, colesterol e obesidade. Passamos receitas para o tratamento dessas patologias com medidas corretas de sal, adoçante e gorduras do alimento”, explica o nutricionista.

 

Na cozinha

Sempre buscando aprender mais e melhorar suas habilidades na cozinha, a aposentada Maria Madalena da Silva, 71 anos, decidiu se inscrever no curso. Ela avalia a experiência como "ótima", pois teve contato com "receitas fáceis e econômicas, aproveitando tudo o que tem em casa", completa.

Economia também foi o fator que levou Ormesinda Maria de Jesus Dalssas, 65 anos, a buscar o curso. A aposentada também é fascinada por aprender receitas novas e diz que vai utilizar as dicas aprendidas em casa. "Tudo o que vimos aqui vamos lembrar na hora de cozinhar. Além de serem pratos baratos e que alimentam bem", expõe.

 

SERVIÇO

A unidade móvel estará na Avenida Coronel José Soares Marcondes, em frente ao posto policial, no calçadão, até amanhã, para a finalização dos cursos. Em seguida, vai para o João Domingos Netto, onde permanece de 25 de setembro até 6 de outubro, na ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro. Quem quiser participar deve comparecer na unidade para realizar a inscrição, sendo necessária a apresentação do documento de identidade e ter mais de 18 anos. Serão aceitas oito turmas com 30 participantes cada.

 

Cronograma para o João Domingos Netto

Data

Curso

Horário

02/10

Sabor na medida Certa - Diabetes

13h às 17h

26/09 e 03/10

Sabor na medida Certa – Hipertensão Arterial

8h às 10h

Alimente-se Bem: Frutas e Hortaliças

14h às 16h

27/09 e 04/10

Alimente-se Bem: Bolos

8h às 10h

Alimente-se Bem: Especial de Saladas

14h às 16h

28/09 e 05/10

Alimente-se Bem: Mandioca

8h às 10h

Alimente-se Bem: Arroz e Feijão

14h às 16h

29/09 e 06/10

Alimente-se Bem: Massas

8h às 10h

Fonte: Sesi

Publicidade

Veja também