Curso gratuito de Cartografia é oferecido aos estudantes do ensino médio

Alunos do 2º e 3º anos de escolas públicas e privadas podem se inscrever até 16 de agosto 

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 01/08/2024
Horário 09:38
Foto: Divulgação
Curso será nos dias 28 de agosto e 4, 11 e 18 de setembro, das 14h às 18h
Curso será nos dias 28 de agosto e 4, 11 e 18 de setembro, das 14h às 18h

A FCT/Unesp oferece o curso gratuito “Do solo ao espaço, passando pelos drones: como a Cartografia te ajuda a conhecer o mundo?” para estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio de escolas da rede pública e privada de Presidente Prudente e região. As inscrições vão até 16 de agosto. 
O curso será nos dias 28 de agosto e 4, 11 e 18 de setembro, das 14h às 18h, na Central de Laboratórios do Departamento de Cartografia da FCT Unesp. São 25 vagas para participar da imersão nas tecnologias mais atuais utilizadas no curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da FCT Unesp e uma intensa programação de atividades. 
Segundo a coordenadora do curso, professora Daniele Barroca Marra Alves, do Departamento de Cartografia da FCT, “o curso temático de extensão tem o objetivo de apresentar os principais conceitos das disciplinas envolvidas no curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, assim como as tecnologias atuais e aplicações no cotidiano da sociedade, muitas vezes sem a devida percepção da presença da informação espacial, tais como iFood, Waze, Google Maps, Uber, StreetView, PokemonGO, Harry Potter: Wizards Unite, dentre outros”.
Durante as aulas, os alunos irão realizar atividades teóricas e práticas com equipamentos, como estações de levantamentos em campo, drones e sensores, assim como ferramentas computacionais para processamento dos dados, além de entenderem e compreenderem como a Cartografia e os produtos cartográficos estão presentes no cotidiano da comunidade.
“O curso de extensão oferecido para alunos do 2º e 3º ano do ensino médio é um protótipo que, se bem-sucedido neste teste preliminar, terá um oferecimento sistemático para esse público e poderá ser adaptado para professores do ensino médio. Será fundamental o processo de troca com os estudantes para que eles consigam não só perceber a utilização de conceitos em seu cotidiano, mas também trazer aplicações e situações que possam estar despercebidas pela universidade, em uma interação dialógica que perpassa os muros da universidade e faz com que o conhecimento se amplie cada vez mais”, finaliza Barroca.

Serviço
Para participar, os interessados devem realizar a inscrição por aqui e aguardar novas orientações. 

 

 

 


 

Publicidade

Veja também