Diante dos diversos desafios encontrados pelos jovens que buscam por uma oportunidade no mercado de trabalho está a confecção de um bom currículo. Para uma das responsáveis pelos Recursos Humanos da Indústria e Comércio de Bebidas Funada, Gleice Fabrício Barbodo, dentre os principais erros estão desordem e a falta de estrutura nas informações. “É preciso organizar de maneira que fiquem apenas os dados que fazem a diferença e que agreguem valor para a oportunidade pretendida. Não adianta colocar muito conteúdo apenas para encher a página”.
NÃO COLOCAR
Conforme Gleice, são considerados erros nos currículos toda e qualquer informação que não seja recente ou fuja da proposta da vaga. Além disso, fotos, pretensões salariais e documentos pessoais devem ser evitados. “A foto pode trazer um pré-julgamento do recrutador e não queremos alguém pela imagem, mas pelas qualidades. A pretensão salarial deve ser discutida na entrevista e os dados pessoais podem se tornar uma armadilha, visto que os currículos, até chegarem à empresa, passam por muitas mãos”.
INVESTIR EM CONTEÚDO
A experiência profissional faz a diferença para a seleção de uma vaga, mas, na falta dela, estratégias podem ser tomadas, conforme Gleice, como a inclusão de cursos, graduações ou quaisquer que sejam as atividades relacionadas à área. “Colocar, se houver, as três experiências mais recentes e que tenham ligação com a empresa. Não adianta colocar coisas que fujam do perfil da vaga”. A boa apresentação com as qualidades pessoais também podem se tornar um diferencial.
GABRIEL BUOSI Da Redação
ENTREVISTA DE EMPREGO
Para a palestrante, couch e psicóloga especialista em psicologia corporal, Marluy Nogueira, a autoconfiança é o fator principal no momento do contato com os recrutadores, uma vez que trará para o candidato segurança e melhor desempenho na entrevista. “As empresas procuram ainda a inteligência emocional e pessoas dispostas ao aprendizado”.
Dentre as dicas passadas pela profissional estão:
- Use uma roupa adequada para a ocasião e deixe de lado as peças informais;
- Mantenha uma postura firme, pois isso demonstra a confiança do candidato;
- Mantenha um tom de voz calmo e adequado, além de evitar o uso de gírias;
- Demonstre carisma, pró-atividade e estar disponível para a empresa;
- Conheça o estabelecimento e esteja preparado para perguntas sobre o local;
- Tenha cuidado com as redes sociais, pois elas são critérios para eliminação de candidatos.
Nome e idade: Luiza Mascarenha Molina, 20 anos
Curso e ano: Estética e Cosmética, terceiro e último ano
Faculdade: Unoeste (Universidade do Oeste Paulista)
Cidade de origem: Presidente Prudente
Por qual motivo escolheu o curso? E por que em Presidente Prudente?
Sou natural de Presidente Prudente, então não foi uma escolha difícil ficar por aqui. O que ocorre, é que eu sempre fui apaixonada por cuidar das pessoas e, principalmente, pela imagem delas, mas, no último ano do ensino médio, eu não fazia ideia de que existia o curso de Estética e Cosmética em Prudente, por isso eu quase entrei em Biomedicina, apenas para ter uma graduação. Olhei a grade de matérias, gostei da proposta e estou quase no fim dos estudos já, sei que é um ramo que me abrirá muitas portas, principalmente por eu fazer o que amo.
Qual sua perspectiva para o mercado de trabalho? Onde vai procurar emprego?
Olha, acredito que a estética é muito bem vista e tem uma boa aceitação em qualquer lugar do mundo, principalmente por trazer bem-estar e mexer com a imagem das pessoas. Pensando nisso, e com a intenção de me destacar dentre tantas as clínicas de estética existentes em Presidente Prudente, abri um espaço com a minha cara e vou investir nisso. Não pretendo terminar o curso e procurar emprego, pois meu sonho era ser a empresária e estou conquistando meu espaço para isso.
Como universitário, que dúvidas existem em relação ao início das atividades na área escolhida?
As dúvidas rodeiam a gente a todo o momento nessa vida universitária, desde a escolha do curso, na duração dele e no momento de escolhas profissionais. No meu caso, por exemplo, entrei com a intenção de atender pacientes que precisassem de cuidados no pré e pós-operatório, como drenagens, mas já mudei de ideia, abri meu espaço e hoje consigo trabalhar com todos os campos da profissão, desde a massagem, limpeza de pele e também os procedimentos que queria no início.
Além de estudar, o que costuma fazer em Presidente Prudente?
Presidente Prudente é uma daquelas cidades com várias opções para o lazer. Me considero eclética e gosto de um pouco de tudo, então vou desde os programas mais caseiros com amigos, passear no Parque do Povo aos finais de semana e ir aos bares que ficam nos arredores do local. Ah, não posso me esquecer das festas, gosto sim de uma boa balada e não dispenso um treino na academia, para mim é um passatempo.
SÁBADO
Musicoterapia para Todos
Local: Sesc Thermas de Presidente Prudente / Quintal Esportivo
Endereço: Rua Alberto Peters, 111 – Jardim das Rosas
Telefone: (18) 3226 0400
Horário: a partir das 11h
Convite: Gratuito
Atividade: Utiliza a música para liberar tensões e prover a expressão, trabalhando a respiração conforme a escolha do repertório, lidando com as emoções em busca do bem-estar.
Sambaprudente
Local: Hangar 18
Endereço: Avenida Joaquim Constantino, 1.231 – Presidente Prudente
Telefone: (18) 98806 3584
Horário: a partir das 23h
Atrações: Grupo Tudojunto, Diego Stillo, Grupo Zero 18 e DJ Guihsalles
2ª Edição do Bazarsasso
Endereço: Rua Fernão Dias, 150 – Presidente Prudente
Informações: [email protected]
Horário: a partir das 15h
Atividade: 2ª edição do bazar que será composto por peças com preços camaradas, acessórios, calçados e também petiscos e bebidas. A ação visa ajudar a manter a Casassa, que é uma casa de acolhimento ao público LGBT.
Entrada: Gratuita
AQUI ESTOU
MARIANE GASPARETTO Da Redação
“Aqui Estou”, novo livro de Jonathan Safran Foer, autor do aclamado “Extremamente Alto, Incrivelmente Perto”, pode ter um pano de fundo diferente, mas o holofote é o mesmo: a “área cinzenta” dos relacionamentos humanos e as complexidades da vida no coletivo. Enquanto na obra anterior o escritor aborda o atentado terrorista de 11 de setembro, nesta ficção retrata o judaísmo pós-holocausto, contando sobre a vida de uma família judia que vive nos Estados Unidos da América em meio a um contexto de instabilidade social e política de seu Estado (Israel). Apesar de sempre trazer discussões interessantes, a nível de sociedade, em seus livros, Foer esmiúça e expõe as “entranhas” das emoções humanas. “Aqui Estou” é uma historia sobre como o lento desmantelamento de um matrimônio afeta a autoestima de um casal e a vida dos três filhos; sobre a puberdade e suas implicações sobre religião, tradição, sexualidade e cultura; a morte de um patriarca e as implicações sobre passado, presente e futuro. Conteúdo esse que é coroado com diálogos divertidos, tristes, impactantes e necessários.
Ficha técnica Autor: Jonathan Safran Foer Editora: Rocco Páginas: 592 Preço: R$ 43,90 |