O termo é usado para explicar um padrão comportamental adotado pela sociedade atualmente, em que o tempo deve ser utilizado em sua plenitude. Para muitos, tudo deve ser feito ao mesmo tempo, da forma mais rápida possível.
Paciência e pensamento a longo prazo são comportamentos ensinados a nós, seres humanos, visto que temos a tendência de querer respostas e resultados instantâneos. Isso fica fácil de se observar em crianças, que têm dificuldade de lidar com o não em prol do seu benefício futuro. Esse tipo de pensamento mais abstrato e a longo prazo é desenvolvido com o tempo e muito treino. Quando observamos gerações passadas, as pessoas cresciam sendo obrigadas a esperar. Para se comunicar com alguém de outro Estado, dependiam de cartas que demoravam dias, ou até mesmo diversas tentativas até que alguém estivesse em casa para atender o telefone fixo. Porém, hoje isso não se faz mais necessário.
À vista disso, diversos pensadores atribuem à internet a autoria dessa mudança comportamental na população. Com o avanço da tecnologia e, consequentemente, a globalização, estamos conectados com o mundo todo com apenas um click. A velocidade da internet em que tudo acontece agora passou a influenciar nossa vida cotidiana e mudou completamente o desenvolvimento de crianças que nasceram após essas transformações.
Quem nunca se irritou com uma conexão lenta ou aquela propaganda de cinco segundos no YouTube? Há uma crescente ânsia pelo imediato e, quando este não acontece, surge o desconforto e a ansiedade. Somos cobrados a sempre dar conta de tudo e, muitas vezes, esse tudo acaba sendo muita coisa. Nos perdemos no caos do cotidiano, tendo que viver no automático para conseguir cumprir com as inúmeras responsabilidades que assumimos. Tomamos decisões sem muito refletir; pecamos em planejar e saber priorizar o que de fato é importante; as relações sociais vão ficando cada vez mais superficiais.
Caso você tenha filhos, não deixe de impor limites e instruir sobre consequências a longo prazo. Ensine-os a ter responsabilidades e fazer suas tarefas por si próprios. Entretanto, as crianças não são o único grupo afetado por essa transformação. Temos uma sociedade com adultos ansiosos, sobrecarregados e, muitas vezes, perdidos. Como sempre indico, o autoconhecimento é o pontapé inicial para qualquer mudança. Determine um tempo para pensar sobre si e sua vida, saiba quais são seus objetivos e valores. Faça o treino de, ativamente, aproveitar o ócio.