A APE (Associação Prudentina de Escritores), em parceria com a Secult (Secretaria Municipal de Cultura), lançou, ontem, Dia Mundial do Livro, a 14ª edição do Clipp (Concurso Literário de Presidente Prudente). O lançamento ocorreu no Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto em Presidente Prudente, com a presença do presidente da APE, pprofessor Carlos Francisco Freixo, e do secretário de cultura, Paulo Sanches. Os 50 anos de fundação do museu servirão de tema para a produção literária do Clipp 2025.
A literatura também marcou presença nas letras das músicas de Felipe Andrade Farah e na fala dos ambientalistas e autores do livro “Aves do Oeste Paulista” – Guia de Campo, Djalma Weffort e Peter Mix.
A retomada da realização do Clipp, em parceria com a APE, marca a integração de iniciativas de valorização das artes, da cultura e da história.
“A Associação Prudentina de Escritores agradece à Secretaria Municipal de Cultura pela confiança, pela valiosa parceria para nossos projetos, como a publicação da coletânea literária gerada pelo 13º Clipp, e a realização do Concurso Literário de Presidente Prudente, em sua 14ª edição, a seleção e a publicação do livro coletivo com os textos selecionados”, declara Freixo.
E completou: “É um imenso prazer trabalhar com a recepção de novos textos autorais e com a publicação dos trabalhos de escritores. Temos muito talento em Prudente, na nossa região, no Estado de São Paulo e no nosso Brasil. O que falta é oportunidade de publicação e de divulgação dos nomes de quem se dedica à arte da escrita”.
Durante o próximo mês, estarão abertas as inscrições gratuitas para escritores (as) interessados (as) em participar do 14º Clipp. Poderão se inscrever autores (as) das categorias infantojuvenil (de 7 a 17 anos) e adulto (a partir dos 18 anos), com produções em prosa (contos e crônicas) e poesia.
O regulamento completo, com as orientações para inscrição, será divulgado em breve. As inscrições poderão ser realizadas presencialmente ou por meio da plataforma da Secretaria Municipal de Cultura.