Cultura afro marca ações gratuitas do Sesc Thermas neste feriado

Shows, oficinas, ateliês e aulas abertas exaltam a diversidade da cultura afro-brasileira no Dia da Consciência Negra

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 20/11/2024
Horário 05:56
Foto: Acervo pessoal
Oralidade é revivida na contação de histórias “Baobá - Meu Avô Me Contou”
Oralidade é revivida na contação de histórias “Baobá - Meu Avô Me Contou”

Com uma programação diversa e gratuita, as ações do Sesc Thermas de Presidente Prudente, no feriado de 20 de novembro, convidam o público a descobrir e redescobrir diferentes aspectos da cultura brasileira.

A oralidade, uma das características da cultura ancestral africana, é revivida na contação de histórias “Baobá - Meu Avô Me Contou”, às 10h, com a narradora Sula e mediação de Altemar Ribeiro. Já às 11h, inicia a Feira Preta, uma amostra do maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, o “Festival Feira Preta”. Com curadoria e produção da Preta Hub, a ação reúne empreendedores(as) de Presidente Prudente e região com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo negro no Brasil, criando oportunidades de divulgação e escoamento de produtos e serviços.

Nas artes visuais, a intervenção artística “Poéticas das Águas”, da artista plástica Ivonete Alves, começa a ocupar o Bosque do Sesc Thermas com obras conectadas pelo tema da proteção das águas e da Terra, utilizando a técnica da “Kizombagem.” A intervenção segue exposta até janeiro de 2025.

No Laboratório de Costura: Kapulanas, a partir das 11h, a costureira e modelista Mô Morgana conduz um ateliê livre com máquinas de costura para iniciantes e avançados na arte da costura. Os participantes poderão trabalhar com kapulanas, tecidos de origem africana. A atividade é indicada para maiores de 12 anos, e a entrega de senhas será feita no local, conforme a capacidade do espaço.

À tarde, a oficina Tecendo e Trançando Arte, promovida pelo coletivo “Manifesto Crespo”, convida o público a refletir sobre a relação com seu próprio cabelo e a dialogar sobre estética e identidade. Aberta para todas as idades, o coletivo apresenta técnicas variadas de tranças, dreads e penteados afros, promovendo saberes de expressão artística ancestral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo app Credencial Sesc SP, pelo site sescsp.org.br/prudente ou presencialmente na Central de Relacionamento, mediante agendamento.

No Quiosque do Sesc Thermas, às 14h, ocorre o Ateliê de Automaquiagem para Pele Negra, com a maquiadora Fernanda Silva. Cada participante terá a oportunidade de aprender princípios básicos de automaquiagem, incluindo diferentes técnicas de aplicação e a escolha dos tons corretos para sua pele. A atividade é gratuita, com retirada de senhas no local.

Encerrando a programação do feriado da Consciência Negra, a cantora catanduvense Quésia Neves sobe ao palco da Área de Convivência com o show “Cores de Noel”, trazendo no repertório clássicos de Noel Rosa, como “Fita Amarela”, “Palpite Infeliz” e “Último Desejo”, além de outros sambas especialmente selecionados. O show é gratuito e livre para todos os públicos.

Em 20 de novembro de 1695, falecia Zumbi, principal liderança do Quilombo dos Palmares e um dos maiores ícones da luta contra a escravidão no Brasil. A data é hoje lembrada no Dia da Consciência Negra, dedicado à reflexão sobre a influência da cultura africana em nossa sociedade.

Aula aberta

A ação Afroritmos, ministrada pelo professor de dança William Ferraz, ocorre em dois horários, às 10h e às 14h, nas piscinas do Sesc Thermas. A atividade propõe melhorar o condicionamento físico e a coordenação motora, além de incentivar a socialização e aliviar o estresse, promovendo uma vivência corporal baseada nos ritmos afro-brasileiros. A prática é livre e gratuita; no entanto, para acessar o Parque Aquático, é necessário possuir a Credencial Sesc e exame dermatológico válidos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DIA DA CONSCIENCIA NEGRA:
Aula Aberta 
Afroritmos
Com o professor de dança William Ferraz
Dia 20/11. Quarta,10h. e 14h. (2 turmas). Grátis.
 
Contação de histórias 
“Baobá - meu avô me contou!”

Com a contadora de histórias Sula. Mediação: Altemar Ribeiro
 Dia 20/11. Quarta, 10h. e 14h. (2 turmas). Grátis.
 
Intervenção Artística
Poética das águas
Com a artista plástica Ivonete Alves
Dia 20/11. Quarta, 10h. Grátis. 
 
Feira Preta
Com empreendedores(as) de Presidente Prudente e região
Dia 20/11. Quarta, 11h. Grátis.
 
Ateliê
Laboratório de costura: kapulanas
Mediado pela costureira e modelista Mô Morgana
Dia 20/11. Quarta, 11h. e 14h30. (2 turmas). Grátis
 
Oficina
Tecendo e trançando arte
Com o coletivo Manifesto Crespo
Dia 20/11. Quarta, 11h e 14h. (2 turmas). Grátis
 
Oficina
Empréstimo de jogos afrocentrados
Com Evelyn Mayra, pedagoga e pesquisadora em brincadeiras afrobrasileiras
Dia 20/11. Quarta, 14h. Grátis.
 
Ateliê
Automaquiagem para pele negra
Com a maquiadora Fernanda Silva
Dia 20/11. Quarta, 14h30. Grátis.
 
Show
Quésia Neves
Show "Cores de Noel"
Dia 20/11. Quarta, 16h. Grátis.

Acervo pessoal

Festival reúne empreendedores(as) de PP e região com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo negro no Brasil

Acervo pessoal

Laboratório de Costura: participantes poderão trabalhar com kapulanas, tecidos de origem africana

Nina Vieira

Oficina Tecendo e Trançando Arte convida o público a refletir sobre a relação com seu próprio cabelo 

Freepik

No Quiosque do Sesc Thermas, às 14h, ocorre o Ateliê de Automaquiagem para Pele Negra

Acervo pessoal

Intervenção artística “Poética das águas” ocorre às 10h, com a artista plástica, Ivonete Alves

Publicidade

Veja também