É tempo de cuidar da nossa saúde, mas também devemos ter atenção redobrada com nossa vida digital. Principalmente neste momento de reclusão em casa.
Origem da informação
Checar. Essa é a palavra-chave! Recebemos diariamente várias mensagens de diversas fontes, por dezenas de meios digitais. Por isso, tenha muito cuidado ao identificar qual é a fonte da informação. Se foi um colega que lhe enviou, pergunte de onde ele tirou essa informação, quem lhe passou e se a pessoa ou site é confiável!!?? Estamos vivendo um período de muita fragilidade, e espalhar notícia falsa neste momento não apenas piora o quadro, como pode trazer grandes transtornos. Por isso, antes de encaminhar uma mensagem, verifique a origem, a fonte e os fatos. Ser for confiável, siga adiante, do contrário, guarde a mensagem e avise o remetente, se por acaso a informação for duvidosa, evitando assim sua propagação.
Roubo de dados
Pesquisas recentes de empresas de antivírus mostram que hackers estão usando ataques de malware com pretexto do coronavírus, portanto, você deve tomar medidas extras de precaução ao navegar na internet, ao ler seus e-mails, abrir links de sites e mensagens. Acesse somente se confia no remetente, principalmente se o assunto for a Covid-19. Aos fazer compras on-line, utilize sempre o aplicativo ou o próprio site da loja. Não faça compras em sites desconhecidos, agindo dessa maneira, você evitará o roubo dos seus dados ao fazer o pagamento. Caso isso aconteça, você levará mais tempo que o normal para resolver essa situação, pois, as centrais de atendimento estão com equipes reduzidas e a sua espera será muito maior. Evite esse transtorno!
Tecnologia para sua saúde
Neste tempo de quarentena, faça bom uso da tecnologia, não é porque você está em reclusão social que você deve ficar o dia todo assistindo TV e navegando pelas redes sociais. Aproveite este momento para fazer boas leituras, assistir uma palestra e até fazer um curso on-line de algo que sempre gostou e lhe faltou exatamente tempo. Afinal agora é o que mais lhe sobra, né!? Existem vários aplicativos com dicas de exercícios, livros, cursos, etc.. Se você está em home office, o essencial é organizar seu tempo com as atividades, assim como sempre fez. Mantenha os horários, se concentre, vista-se como se fosse trabalhar e tente criar um ambiente similar ao do seu trabalho. Use uma mesa, evite trabalhar no sofá e muito menos na cama. Se o ambiente estiver com o barulho das pessoas da casa, utilize fones de ouvido e coloque uma música agradável. Separe sua água e seu lanche e evite idas à geladeira a cada 15 minutos.
Por fim, utilize a tecnologia a seu favor e a favor do seu próximo, escute suas músicas favoritas, exercite sua mente e seu corpo, e depois desta leitura, ligue para um idoso em quarentena e de a ele boas notícias, orientações e dicas sobre o que leu por aqui. Abraços!