Cristo de Prudente ganhará iluminação especial devido ao Outubro Rosa

Ação do grupo “Almofadas do Coração” quer chamar atenção da comunidade para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

PRUDENTE - Cassia Motta

Data 29/09/2024
Horário 05:50
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Cristo da Avenida Manoel Goulart terá iluminação rosa
Cristo da Avenida Manoel Goulart terá iluminação rosa

Com o lema “Somos rosa o ano inteiro – de janeiro a janeiro”, o grupo Almofadas do Coração de Presidente Prudente prepara algumas atividades para outubro, mês de conscientização sobre o câncer de mama. E uma das ações do grupo será a iluminação na cor rosa do monumento do Cristo, que fica na Avenida Manoel Goulart.

Segundo a fundadora e coordenadora do projeto Almofadas do Coração, Sonia Macedo, a intenção é causar impacto nas pessoas para que fiquem atentas à prevenção do câncer de mama. “Falamos que somos rosa o ano inteiro, porque o ano inteiro estamos nos postos de saúde, em escolas, estabelecimentos comerciais, igrejas, grupos de oração, sempre fazendo um alerta em relação à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama”, explica.

“Mas, aproveitando o Outubro Rosa, queremos chamar a atenção das pessoas – mulheres e homens – para que façam o exame. Quem sabe iluminando o Cristo de rosa causamos impacto, porque queremos que as pessoas se previnam. Porque o câncer de mama não mata, o que mata é a falta de prevenção”, completa.

De acordo com Sonia, o câncer de mama não é só uma condição feminina: pode atingir também os homens. “Atendemos mulheres jovens, de 35 anos de idade, que passaram por um câncer de mama. Também atendemos muitos homens. É muito triste, pois muitas vezes o sofrimento poderia ser evitado se fosse realizado o diagnóstico precoce”, explana.

Iluminação do Cristo

Para a iluminação do Cristo, será feita a troca das lâmpadas que já existem por lâmpadas na cor rosa. Isso vai ocorrer no dia 1º de outubro, a partir das 18h30.

A programação segue durante todo o mês de outubro com caminhada pela Avenida Brasil, com o ônibus da Associação de Apoio ao Portador de Câncer (no dia 5); participação na Câmara Municipal de Prudente para falar sobre o câncer de mama em idosos (no dia 10); curso de alimentos saudáveis no Sesi (Serviço Social da Indústria), principalmente para as mulheres com câncer de mama (no dia 16); e mais uma caminhada junto com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), no dia 27.

O fechamento dessas atividades será com uma missa, que ainda terá a paróquia definida.

Almofadas do coração

O projeto Almofadas do Coração em Prudente começou em 2015 com a Sonia e mais uma amiga. Mas a iniciativa surgiu nos Estados Unidos e foi divulgado por Janet Kramer Mai, especialista em câncer de mama, que, após passar por uma cirurgia e testar o conforto que a Almofada do Coração traz, passou a entregar às pacientes após o procedimento.

Segundo Sonia, as almofadas possuem esse formato de coração com o centro em U para melhor encaixe entre o braço e a axila. Uma das principais funções da almofada é diminuir a dor no local pós-mastectomia: colocada sob as axilas, neutraliza a dor pós-cirurgia e serve de suporte ao ombro, removendo a pressão do braço e/ou do peito, proporcionando alívio de pressão sobre o local.

Além de oferecer suporte físico, a almofada proporciona também apoio emocional. “Quando uma mulher faz um procedimento mamário, muitas vezes o primeiro impacto que ela tem é de erguer o braço, ela acaba contraindo toda a musculatura do pescoço, da cabeça, do ombro, da coluna, e pode dar muita dor. Essa contração pode dar um inchaço e esse inchaço pode provocar uma infecção. Quando elas colocam as almofadas, acabam relaxando toda a musculatura do braço e encontrando algum conforto”, detalha.

Sonia ressalta que todas as almofadas são feitas com tamanho e peso certos. “Elas não podem ser muito grandes e nem muito pequenas, elas têm o tamanho certo para poder se encaixar debaixo do braço”, aponta. Também só podem ser confeccionadas em tecido 100% algodão, com fibra de silicone.

Hoje, o projeto tem 30 voluntários – entre mulheres e homens –, que cortam, costuram, enchem, pesam e fecham as almofadas, as quais vão para as mãos de pacientes de todos os hospitais de Prudente. Tudo é feito na casa da Sonia. No ano passado, foram confeccionadas 1,8 mil almofadas e, nesse ano, até agora, já foram mais de 1 mil entregues.

Publicidade

Veja também