O grupo Almofadas do Coração, com apoio da Prefeitura de Presidente Prudente, realizou uma ação especial para outubro, mês da conscientização sobre o câncer de mama: a iluminação na cor rosa do monumento do Cristo, localizado na Avenida Manoel Goulart. A ação seguirá até o dia 31 de outubro
A iniciativa realizada na noite desta terça-feira partiu da iniciativa da voluntária Sônia Macedo, idealizadora do grupo Almofadas do Coração, criado para ajudar mulheres que passaram por procedimentos de retirada da mama. A proposta é fornecer almofadas em forma de coração com objetivo de auxiliar na recuperação pós-cirúrgica.
A ideia de iluminar o monumento foi discutida em reunião no gabinete com a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Clélia Tomazini, há cerca de 15 dias. A administração municipal atendeu ao pedido, tendo a anuência da Diocese.
O projeto Almofadas do Coração foi fundado em 2015. O grupo confecciona e distribui gratuitamente as almofadas, que têm um design em formato de coração, com o centro em forma de U, para encaixar entre o braço e a axila. Seu objetivo principal é aliviar a dor pós-mastectomia, proporcionando suporte ao ombro e reduzindo a pressão sobre a área afetada.
Atualmente, o projeto conta com 30 voluntários que se dedicam à confecção das almofadas, desde o corte até o fechamento. No ano passado, foram confeccionadas 1,8 mil almofadas e, até agora neste ano, foram entregues mais de mil corações para pacientes de diversos hospitais da cidade, sendo eles o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, Hospital Iamada e Santa Casa de Misericórdia.
Além da iluminação, o grupo está em busca de doações de tecidos e fibra. Aqueles interessados em ajudar podem entrar em contato pelo número (18) 98139-9627.
A campanha busca compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo de útero, além de promover a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.