Crise da dengue em Prudente traz impactos aos bancos de sangue

Tanto no Núcleo de Hemoterapia do HR quanto no Hemocentro de Prudente a situação do estoque é crítica

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 16/04/2025
Horário 06:00
Foto: Cedida/Hemocentro de Prudente
Demanda do Hemocentro de Prudente é 1,5 mil bolsas mensais
Demanda do Hemocentro de Prudente é 1,5 mil bolsas mensais

A crise de dengue que atinge Presidente Prudente em 2025 está causando um déficit de bolsas de sangue nos hemocentros da cidade. Tanto no Núcleo de Hemoterapia do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente quanto no Hemocentro de Presidente Prudente, anexo à Santa Casa de Misericórdia, a situação do estoque de sangue é crítica.  

De acordo com o HR, por meio da SES (Secretaria Estadual de Saúde), a unidade necessita da doação de todos os tipos sanguíneos, destacando-se a insuficiência de tipos sanguíneos O, A e B negativo. “A demanda por plaquetas aumentou drasticamente devido ao surto de dengue. Atualmente, são necessárias cerca de 40 doações por dia para atender à demanda interna, porém, a média diária de doações não ultrapassa 29”, informou o HR por meio de nota encaminhada à reportagem nesta segunda-feira. 

A unidade também realçou que, diante desse cenário, “o apoio da população é essencial para manter os estoques de sangue em níveis seguros, tanto para emergências quanto para cirurgias programadas”.

No Hemocentro anexo à Santa Casa de Misericórdia, o estoque também está abaixo do ideal. A assistente social da unidade, Zenaide Brito, relatou que o banco de sangue precisa de todos os tipos sanguíneos. A demanda do hemocentro é de 1,5 mil bolsas mensais, mas, ultimamente, o local tem colhido apenas de 800 a 900 bolsas de sangue. 

SERVIÇO
Os requisitos para ser um doador ou doadora de sangue no Hospital Regional são:

•    Comparecer ao Núcleo de Hemoterapia levando um documento oficial com foto. Para doar, é necessário:
•    Ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos);
•    Estar em bom estado de saúde e alimentado;
•    Não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
•    Menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável legal;
•    Se você já passou por algum procedimento cirúrgico ou está em uso de medicamentos, consulte o Núcleo de Hemoterapia pelo telefone 3229-1570 para mais informações.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e sábado, das 7h às 11h. Para mais informações sobre a doação no Hemocentro de Presidente Prudente, entre em contato através do número (18) 98132-0039.

Leia mais

Com 27 mortes por dengue, região tem mais de 21,1 mil casos confirmados em 2025

Publicidade

Veja também