No palco do Sesc Thermas, o grupo As Sapekas, de Presidente Prudente, conta a história infantil "A Bailarina e o Soldadinho de Chumbo" neste domingo, às 15h, de graça. Na trama, Soldadinho de Chumbo é diferente de todos os outros brinquedos, pois tem apenas uma perna, mas isso jamais o impede de brincar. Além da apresentação, a programação de hoje ainda oferece, às 11h30 e às 16h, a oficina Pintando Meu Autorretrato ensina a pintura para as crianças. A atividade é gratuita e ocorre no Quiosque do Sesc.
A montagem de "A Bailarina e o Soldadinho de Chumbo" é dirigida por José Fábio Sousa Nougueira e representado pelas atrizes Giovana Galindo e Juliana Negrão, do grupo prudentino As Sapekas. Durante a apresentação, a companhia aborda a questão da criança com necessidades especiais, em uma linguagem voltada ao público infantil.
Durante uma das noites em que os brinquedos ganham vida, o Soldadinho conhece a Bailarina
Além do espetáculo, Fábio - que é secretário municipal de Cultura - também já dirigiu "Madame Blavatsky" (Plínio Marcos), "Ponto de Partida" (Gianfrancesco Guarnieri), "Fábrica de Chocolate" (Mário Prata), "Valsa Nº 6" (Nelson Rodrigues), "Liberdade Liberdade" (Flávio Rangel e Millôr Fernandes), "Pássaros" e "A Lágrima de Einstein" (ambos de autoria própria).
O conto original
Com 24 irmãos, o Soldadinho de Chumbo era o único deles que possuía apenas uma perna. Ao deparar-se com uma bailarina que tinha uma das suas pernas dobradas para trás e encoberta por uma saia, ele acreditou que, assim como ele, a garota também era diferente dos demais que a cercavam e logo se apaixonou por ela. Após uma queda do parapeito de uma janela, o soldado fica jogado na calçada e dois meninos que passam por lá o colocam em um barquinho de papel e logo o lançam numa sarjeta que dá direto em um esgoto.
O Soldadinho de Chumbo continuou a navegar até um canal, onde é engolido por um peixe. Numa tarde, aquele mesmo peixe fisga a isca de um garoto, que decide abri-lo. Ao tirar o soldado, ele percebe que estava na mesma casa na qual vivia antes e reencontra a sua amada bailarina.
"As Sapekas contam, com seu jeito divertido e maluquete, um dos clássicos da literatura infantil, ‘O Soldadinho de Chumbo’. Ele é diferente de todos os outros brinquedos, mas isso não o impede de brincar. O Era Outra Vez... traz a força da amizade e do amor, que não vê diferenças, só enxerga o belo, e não desiste nunca apesar dos obstáculos", ressalta Nougueira.
Oficina
Realizada nos dias 1º e 15 de novembro, a oficina Pintando Meu Autorretrato estimula o autoconhecimento e a criatividade, dando ênfase ao uso das cores, tanto reais como aquelas do mundo da imaginação, além de fomentar habilidades latentes em cada participante, auxiliando-o a reproduzir e criar personagens.
As inscrições para oficina são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente na Central de Atendimento do Sesc Thermas.
serviço
AGENDA
Arte em Cena
Espetáculo "A Bailarina e o Soldadinho de Chumbo"
Dia 1º, domingo
Às 15h, na Área de Convivência
Grátis
Brincando com Arte
Oficina Pintando Meu Autorretrato
Dia 1º e 15, domingo
Às 11h30 e às 16h, no Quiosque
Grátis
saiba mais
AS SAPEKAS
Projeto: Era Outra Vez...
História: "A Bailarina e o Soldadinho de Chumbo"
Produção: Theatro 2 Produções
Realização: Clube do Meio Artístico
Direção: Fábio Nougueira
Texto: Gisele Galindo
Elenco: Giovana Galindo e Juliana Negrão
Músicas: Jotacê Cardoso
Figurino e adereços: Nelma Melo
Jogos e preparação: Tio Chimu
Sonoplastia: Gabriela Cano
Promoção da apresentação: Sesc Thermas