Crenças ou atitudes

OPINIÃO - Rosana Borges Gonçalves

Data 04/06/2022
Horário 04:30

Sempre ouvimos que, para se ter qualidade nos serviços, deveríamos optar pelo setor particular, sendo este na área da educação, saúde, segurança e outros. O que muitos talvez não sabem é que isso vem mudando, principalmente em relação ao ensino público municipal.
O processo de municipalização das escolas estaduais, feito pelo Decreto 40.673 de 1996, foi o primeiro passo, onde gradativamente foi passada aos municípios a gestão escolar do ensino fundamental I, conhecido como as séries iniciais (1º ao 5º ano). Com isso, puderam utilizar-se de sua autonomia para que o ensino fosse voltado exclusivamente para a sua realidade local.
Desde então, muitos municípios vêm se destacando quando o assunto é educação. Um exemplo disso acontece na cidade de Martinópolis, situada na região de Presidente Prudente.
A equipe gestora municipal, juntamente com seus professores, não medem esforços para que os alunos possam alcançar os objetivos educacionais propostos. Professores comprometidos acima de tudo com o bem-estar do aluno fazem a diferença nessa rede municipal, buscando eficiência educacional, seja através de encontro semanais nos chamados HTPC´s (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) ou até mesmo contando com capacitações e especializações particulares.
Para se ter uma ideia, Martinópolis além de professor titular da sala, conta com professores especialistas nas áreas de inglês, artes e educação física, desde o primeiro ano de ensino. E, para aqueles alunos com mais dificuldades educacionais, é feito um projeto de recuperação paralela em contraturno. No município, há também atendimento especializado para alunos com necessidades especiais na própria unidade escolar.
As melhorias são visíveis, tanto que o último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), feito pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira) em 2019, a educação municipal teve nota 7.2, deixando para trás vários municípios da região, como por exemplo, Rancharia com Ideb de 7.0 e Presidente Prudente com 6.7.
Os desafios ainda são muitos, como por exemplo, a dificuldade do município em se adequar ao novo piso nacional do magistério, entre outras, mas o comprometimento faz toda a diferença. Afinal, crenças limitam, mas atitudes transformam. Então avante!
 

Publicidade

Veja também