Cras Sudoeste recebe nome de “Vereadora Assistente Social Miriam Brandão Ribeiro”

Homenagem à parlamentar falecida em 2024 ocorre com aprovação pela Câmara, na noite desta segunda-feira, de projeto de lei de autoria de Demerson Dias

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 25/02/2025
Horário 11:41
Foto: Arquivo
Vereadora reeleita, Miriam Brandão faleceu em outubro do ano passado, vítima de um infarto
Vereadora reeleita, Miriam Brandão faleceu em outubro do ano passado, vítima de um infarto

Aprovado pelos vereadores da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente, em discussão única, na sessão ordinária desta segunda-feira, o Projeto de Lei 9/25, inclui na Lei das Denominações mais um item e altera o nome do então Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Sudoeste, para Cras “Vereadora Assistente Social Miriam Brandão Ribeiro”. A homenagem à falecida parlamentar foi de autoria de Demerson Dias (Republicanos) e envolveu a unidade localizada na Rua Sebastião Thomas da Silva, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta.

Vereadora reeleita no dia 6 de outubro de 2024, para a gestão 2025/2028, Miriam Brandão faleceu aos 56 anos, no dia 22 de outubro do ano passado, vítima de um infarto. Natural de Presidente Prudente, formada em Gestão Pública e Serviço Social, com pós-graduação em Direito de Família e especialização na Defensoria de Pessoas na Toledo Prudente – Centro Universitário, a parlamentar deixou o esposo, Antônio José Ribeiro, com quem era casada há mais de 30 anos, e dois filhos: Christian e Gustavo. 

Nos últimos 20 anos, sempre trabalhando na área de assistência social, foi coordenadora do Fundo Social de Solidariedade por sete anos, atuou na educação e ainda teve a experiência de ser assessora parlamentar de deputado estadual e federal, bem como de vereador, em um período de 12 anos.

Dedicação ao próximo
“Miriam Brandão, uma pessoa que dedicou a sua vida ao serviço do próximo, transformando realidades e espalhando esperança onde havia necessidade. Desde pequena, se destacava na escola e na igreja com suas poesias, sua desenvoltura e boa oratória. Participava de teatros, grupos de jovens, sempre ativa e participativa, por onde passava”, detalhou Demerson, no projeto.

O parlamentar lembra que a falecida vereadora era filha de Eufrazio Brandão e Anália Caires Brandão, e fazia parte de uma família de nove irmãos, todos prudentinos. “Miriam era cristã e fazia questão de propagar sua fé em Deus, mas tinha sempre um olhar aberto e respeitoso para atender todas as crenças e culturas. Fez a diferença na vida de tantas pessoas, sempre com um olhar atento, um coração generoso e uma disposição incansável para transformar realidades”, recorda o vereador.

Relembra ainda Demerson que, durante seu mandato, Miriam desenvolveu o projeto “Gabinete no Bairro”, onde realizava diariamente visitas nos bairros e distritos da cidade para ouvir as demandas da comunidade e realizar as consequentes cobranças posteriores aos órgãos competentes. “Miriam Brandão viveu corajosamente e trabalhou intensamente, deixando um legado de fé e de servir o próximo. Símbolo de solidariedade, justiça e compromisso social”, finalizou o parlamentar.

Expediente
Ao todo, durante a sessão ordinária desta segunda-feira, os vereadores apreciaram e aprovaram 16 projetos. No expediente com votação, foram deliberados 28 requerimentos de providências e informações; um de iniciativa de todos os parlamentares; 34 de congratulações; um de voto de pesar; dois de moção de aplausos; e quatro cartões de prata. Por fim, no expediente sem votação e de leitura dos ofícios, deverão ser encaminhadas 50 indicações de melhorias para diversos bairros do município.

Foto: Câmara de Presidente Prudente
Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, vereadores apreciaram e aprovaram 16 projetos
 

Publicidade

Veja também