Craque da eleição

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 20/10/2024
Horário 04:34

Classificado pelo jornal o Estado de S. Paulo como “O craque da Eleição”, Eduardo Boígues (PL) é reeleito prefeito de Itaquaquecetuba com 165,9 mil votos. Significativamente, 91,70% dos votos válidos.

Foto: Cedida

Prefeito Eduardo Boígues

EM TODO BRASIL
Proporcionalmente, é o candidato mais votado em todo Brasil no 1º turno nas 103 cidades brasileiras que podem ter 2º turno, que são as com mais de 200 mil eleitores. Itaquá, na Grande São Paulo, tem 259,6 mil eleitores e 369,2 mil habitantes.

PARA TER IDEIA
Cidade de 464 anos de fundação e 70 anos de emancipação de Mogi das Cruzes. A população é 38,5% maior que a de Prudente e orçamento 26,7% maior. Lá é de R$ 1,5 bilhão. Aqui é de R$ 1,1 bilhão. Per capita, Prudente tem 16,7% mais. 

RAÍZES NA REGIÃO 
Os dados comparativos acima são para dar a dimensão da cidade administrada por esse jovem de 48 anos, nascido em Álvares Machado: a cidade com núcleo urbano mais próximo do de Presidente Prudente, interligados pela Estrada da Amizade.

DNA POLÍTICO
Ligação que na parte de Machado tem o nome de Arthur Boígues Filho (1922-1986), avô de Eduardo e que foi duas vezes prefeito de Machado e cujo irmão Athos Boígues (1936-2022) foi prefeito uma vez.

AQUI E ACOLÁ
O atual vice-prefeito e prefeito eleito com 74,68%, Chiquinho Boígues (União) é primo de Eduardo, cuja mãe Neuza Boígues Queroz é casada com José Eduardo Queroz; sendo seus irmãos a psicóloga Juliana, que mora em Paulínia, e o médico Gustavo, em Sinop (MT).

BELA TRAJETÓRIA
Eduardo Boígues Queroz tem uma trajetória de vencedor. Formado em Direito pela Unoeste, com 21 anos idade obteve aprovação no Exame de Ordem. Foi para São Paulo e aos 24 anos ingressou, por concurso, na carreira de delegado de polícia.

MAIOR ÍNDICE
Já são mais de 23 anos de carreira, sendo 10 em Itaquá. Quando lá chegou, montou o setor de homicídios visando reduzir o maior índice de violência do Estado e um dos maiores do Brasil. Somente em 2021 foram 209 assassinatos.

QUEDA DE 80%
Em 10 anos de sua permanência na cidade, houve a redução de mais de 80% dos assassinatos, mas os outros crimes continuaram acontecendo: roubos, furtos, tráfico de drogas... Foi assim que entendeu que não bastava somente combater o crime.

PRECISAVA MAIS
Entendeu que estava enxugando gelo. Eram muitas as dificuldades da população, com falta de políticas públicas voltadas para a educação das crianças e dos jovens. Então, surgiu a consciência de que deveria ser candidato.

NOVAS LIDERANÇAS
Foi candidato em 2016 e ficou em 2º lugar, quando o então prefeito Mamoru Nakashima, nascido em Presidente Epitácio, acabou se reelegendo. Depois, ingressou na escola de formação suprapartidária RenovaBR e ficou 100 novas lideranças do Brasil.

BATEU NA TRAVE
Em 2018, foi candidato a deputado estadual e obteve 48,6 mil votos, ficando entre os 90 mais votados no Estado de São Paulo. Por causa do coeficiente eleitoral não alcançou o objetivo de ocupar uma das 94 cadeiras da Assembleia Legislativa

INÍCIO DA BATALHA
Em 2020, ganhou a eleição para prefeito com mais de 94 mil votos. Começou a trajetória em busca de reverter um dos piores IDHMs (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do Estado e do país.

ENORME BARREIRA
O primeiro entrave encontrado foi a falta de regularização de 80% dos imóveis, incluindo prédios públicos. O que inviabilizava a obtenção de recursos em emendas de deputados estadual e federal.

EM 1º LUGAR
Foi à luta e alcançou pelo Instituto Habita o 1º lugar de urbe continuada em todo país. Manteve os olhos voltados para a segurança pública e conta que Itaquá tem atualmente a Guarda Civil bem mais armada do Estado. 

SEMPRE VIGILANTE
Os 240 agentes têm coletes balísticos; pistolas semiautomáticas e carabinas calibre.40; e contam com viaturas, motocicletas, novas bases comunitárias, sendo que as antigas foram digitalizadas e modernizadas. Houve aquisição de drones e radiocomunicadores. 

30 NOVAS ESCOLAS
Neste seu primeiro mandato, Eduardo entregou 30 novas escolas de educação infantil e ensino fundamental; educação especial com Núcleo de Apoio Especializado e a primeira escola bilíngue de toda região do Alto Tietê.

ÚNIDA DA REGIÃO
Itaquá é hoje a única cidade que tem escola para surdos em toda região e que, na área de PCD (pessoa com deficiência), oferece transporte escolar para crianças, com a aquisição de 10 novos veículos.

FATO HISTÓRICO
Na saúde, inaugurou a primeira pediatria da história da cidade. Inaugurou três postos de saúde e no mês que vem mais um. Adquiriu 10 novas ambulâncias para levar pacientes em outras cidades que oferecem hemodiálise e tratamento de câncer.

EM 2º LUGAR
Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) atualmente colocam Itaquá em 2º lugar em geração de empregos no Alto Tietê; região com mais de 3 milhões de habitantes.

BILHETE ÚNICO
No transporte urbano, Eduardo implantou o bilhete único chamado Viaja Fácil. Por duas horas, o trabalhador pode pegar o ônibus para onde quiser e paga apenas uma passagem, sendo que as demais são subsidiadas pela Prefeitura. A integração é na catraca.

RENOVAÇÃO DE 65%
Trocou 65% da frota por ônibus novos, zero km. Trocou os abrigos; fez rampas de acessibilidade para pedestres e cadeirantes. Fez novas áreas de esporte e lazer. Oferece apoio ao esporte e hoje tem um time da cidade disputando a Taça São Paulo Juniores.

UMA DÚZIA 
Inaugurou 12 centros esportivos, campo sintético, quadra poliesportiva, pista de caminhada, playgrounds, academias ao ar livre, pista de skate e Praça da Cidadania, com escolas técnicas e dezenas de cursos profissionalizantes.

CADASTRO ÚNICO
Praça com área de esporte e lazer acoplada, descentralização e criação de mais Conselhos Tutelares. Implantou o CadÚnico (Cadastro Único), permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso aos programas sociais do governo federal.

MAIS DE 100 RUAS
Dentre as muitas melhorias do primeiro mandato constam mais de 100 ruas pavimentadas e que antes eram de terra. Nos bairros mais periféricos as pessoas pisavam no barro; não tinha captação de água pluvial.

Foto: Cedida

Mais de 100 ruas foram pavimentadas no atual mandato

PRIMEIRA-DAMA
Casado com Mila Prates Boígues Queroz, têm dois filhos: Arthur, com 17 anos; e Isabela, com 12. Natural de Caculé (BA), a primeira-dama de Itaquá é formada em Publicidade e preside o Fundo Social. Eduardo dá aulas na UNG (Universidade de Guarulhos).

Foto: Cedida

Prefeito Eduardo Boígues com a esposa Mila, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília

Prefeito Eduardo Boígues com a família

RÁDIO COMERCIAL
A expressiva votação da reeleição de Eduardo Boígues ganhou notoriedade aqui na região de Presidente Prudente nos programas noticiosos da Rádio Comercial, através do jornalista Ismael Silva.

QUINTAL DA NEGA
Nesta segunda-feira (21), os vereadores da 18ª Legislatura entregarão cartão de prata à empreendedora Lucimara Augusto Pinto, dona do Quintal Danega. Será na Câmara Municipal de Prudente, em intervalo da sessão ordinária.

DIRETOR GERAL
O prefeito eleito Milton Carlos de Mello, “Tupã” (Republicanos), confirmou presença em encontro com o diretor geral da Unoeste, Dr. César Augusto de Oliveira Lima, que acontecerá no começo de novembro.

Publicidade

Veja também