A preocupação regional é a Covid-19. A doença está atingindo todas as comunidades com força desproporcional. Leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid de cidades importantes da região, como Presidente Venceslau, Dracena, Presidente Epitácio e Presidente Prudente, estão lotados.
As autoridades estão apelando com todas as forças para que cada pessoa tome os cuidados necessários com a doença. Estão pensando no avanço do contágio que pode comprometer totalmente o sistema de saúde e levar pessoas à morte dentro da própria casa, sem assistência.
A prefeita epitaciana Cássia Furlan (PSDB) tem sido uma das principais defensoras das regras de prevenção. Sempre foi a favor de endurecer as restrições para segurar a pandemia. Disse no final da semana, em forma de apelo, para “que cada um faça a sua parte respeitando o isolamento social, não se aglomerando e cuidando da higiene pessoal com a utilização de álcool e máscaras”. Completou dizendo que somente assim será possível vencer um momento tão difícil.
Dracena é a cidade regional que mais sofre com a pandemia. Houve aumento violento de contágio e mortes desde o início do ano. Somente em fevereiro foram 33 óbitos, mais de um por dia. O prefeito de Dracena, André Lemos, é um dos pacientes atuais da doença e encontra-se internado, com saturação baixa e problemas de respiração.
Além do prefeito internado, uma de suas secretárias, Rosemary Magi Fonseca Souza, da Saúde, também se encontra internada desde a segunda quinzena de fevereiro, e outros dois secretários já foram infectados, um em isolamento domiciliar e o outro conseguiu vencer a doença e deve voltar ao trabalho nesta sexta-feira.
Juliano Bertolini, ex-prefeito de Dracena, se encontra no momento na cidade de Botucatu (SP). Ele está internado e intubado na UTI de um hospital daquela cidade. Sem acomodação adequada para controlar a doença, Bertolini teve que ser levado de avião para Botucatu. Seu estado é considerado grave.
Zoraide Silveira Vieira é a paciente de Presidente Venceslau que ficou por mais tempo internada na UTI. Foram 77 dias, muitos deles intubada. Saiu no dia 2 deste mês da UTI para ser encaminhada à enfermaria.
Dona Zoraide foi internada no dia 14 de dezembro do ano passado, junto com seu esposo Toninho, da Igreja Santo Antônio. Os dois estavam com Covid-19 e dona Zoraide foi a que apresentou menor resistência ao vírus, tendo que ser intubada. Toninho ficou internado por 8 dias e teve alta. Desde então ela estava na UTI.
A administração municipal de Presidente Venceslau acaba de aposentar os editais dos jornais. Criou o “Diário Eletrônico”, com o qual pretende divulgar todos os atos oficiais da Prefeitura. Para saber o que acontece oficialmente, será necessário entrar no site e clicar no item que destaca as publicações.
A prefeita Bárbara Vilches é jornalista e disse que optou por criar o Diário Eletrônico, visando economizar o dinheiro gasto com publicações. Segundo um dos familiares da prefeita, em nota nas redes sociais, no ano passado, os gastos com tais publicações superaram a R$ 280 mil.
Até o momento, após dois meses como prefeita, Bárbara Vilches está se utilizando bastante das redes sociais próprias para publicar feitos de seu governo. Ela tem um cinegrafista o tempo todo ao seu lado para colher imagens suas para a internet.
No dia primeiro deste mês, a Agência Moré Comunicação, que edita e publica o Blog do Toninho, completou quatro anos de existência. É dirigida por este jornalista e trabalha com as publicitárias Isabelle Campos e Pollyana Joerke. Estamos no centro de Presidente Venceslau, na Rua Prudente de Moraes, 75.