Pais e responsáveis por alunos matriculados em todas as unidades escolares de Dracena estão sendo orientados pela Secretaria Municipal da Educação para que o uso da máscara facial seja retomado pelas crianças no ambiente escolar. O mesmo procedimento deve ser adotado por todos os profissionais da área, por tempo indeterminado. A medida foi tomada depois que seis casos de Covid-19 foram confirmados em três alunos, dois professores e uma cozinheira da Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Nadir Mella de Almeida, na terça-feira. “Diretoras e coordenadoras das escolas municipais também foram orientadas a manterem os ambientes arejados e distanciamento entre as crianças e professores”, ressalta a Diretoria de Comunicação da Prefeitura.
Nesta quinta-feira, as aulas na creche que contabilizou os casos positivados foram normalizadas, depois de terem sido suspensas, no período da manhã desta quarta-feira, para os trabalhos de limpeza e higienização de todas as salas, pátios, banheiros, brinquedos e utensílios que são compartilhados entre funcionários e as crianças. “Todos estão bem e cumprindo o prazo de sete dias em isolamento domiciliar, recomendado por orientação médica. Todas as medidas preventivas foram adotadas pela Secretaria de Educação, juntamente com a Secretaria de Saúde e Higiene Pública, após a confirmação do primeiro caso”, esclarece o município.
Foto: Prefeitura de Dracena
Creche passou por trabalhos de limpeza e higienização de salas, pátios, banheiros, brinquedos e utensílios
Foco na imunização
A administração municipal ainda explica que a imunização está sendo reforçada na cidade, principalmente no que diz respeito às crianças que estão com a vacina em atraso. “Além desta medida de prevenção pela VE [Vigilância Epidemiológica], as crianças que apresentarem sintomas da Covid-19 devem buscar atendimento médico mais próximo de onde mora, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e usar o álcool em gel”, orienta o Executivo.
Dracena catalogou, em 2025, até a última terça-feira, 111 casos positivos da doença, com 100 curados, nove pessoas em isolamento domiciliar, um paciente internado e um óbito. Em 2024, foram registrados na cidade, 1.042 diagnósticos para a doença, com 1.033 curados e cinco mortes.
“A Prefeitura de Dracena informa que mediante ao quadro epidemiológico da covid-19 na cidade está atenta e acompanhando a situação para tomar as medidas necessárias”, finaliza a administração municipal.
Foto: Prefeitura de Dracena
Creche passou por trabalhos de limpeza e higienização de salas, pátios, banheiros, brinquedos e utensílios