Five To One The Doors Covers (5TO1). Esta é a banda que neste sábado, se apresenta no Sesc Thermas de Presidente Prudente, um convite à galera do rock para uma nova viagem ao túnel do tempo. Este é o segundo
showque compõe as atrações do especial Octovers da unidade, que durante os quatro sábados do mês, traz bandas e músicos covers, fazendo um resgate de músicos, bandas e conjuntos tanto internacionais, quanto nacionais. A apresentação será na Área de Convivência, às 16h, com entrada franca.

Banda recebeu título de Ray Manzarek e Robby Krieger, integrantes do grupo original, em 2008
Por telefone, a reportagem conversou com o vocalista da banda, João Luiz de Oliveira, o Johnny, que se mostrou ansioso pelo
show, isso porque é a primeira vez que cantam em uma unidade do Sesc e também em Prudente.
Segundo o cantor, ele e os demais integrantes Jon Murari (guitarra), Marcelo Loureiro Ribeiro (teclado) e Marcinho Batera (bateria) não se prendem muito ao figurino da incendiária e enigmática The Doors, e procuram ao máximo a fidelidade nas músicas e nos instrumentos, tanto que possuem pratos da bateria e a guitarra, originais do grupo. "Seria até ridículo querer parecer fisicamente com eles não tem como. Quem não se lembra do alvoroço que Jim Morrison causava por onde passava, por sua presença? . E na verdade acho que melhor que ser igual visualmente é conseguir cantar bem de fato", ressalta.
Conforme Johnny, em uma hora e meia de
show, eles mostrarão clássicos do The Doors, como "Light My Fire", "L.A. Woman", "Riders On The Storn", "Love Me Two Times" e "People Are Strange", entre outros sucessos. "Montamos um repertório que marcou gerações e até hoje influencia vários jovens de todo o mundo, que se inspiram na banda. Nos preocupamos com a qualidade sonora e a fidelidade de timbres para passarmos ao público o carisma e a empolgação de Ray Manzarek, John Densmore, Robby Krieger e Jim Morrison", frisa.
Projeto
Johnny brinca quando diz que já ouvia os acordes e as poesias do The Doors, antes mesmo de nascer, ainda no ventre de sua mãe. "Meus pais trabalhavam com artesanato na famosa Praça da República, local este, onde hippies e adoradores do rock
se encontravam. Eu já estava aprendendo sobre a música boa ", narra.
Ele conta que em 2000, através de anúncios, criou com amigos de estudo e músicos um projeto para uma banda cover do The Doors, chamada The Severed Garden. Mas, após várias mudanças de integrantes, foi em 2005, que o grupo marcou presença no cenário e palcos das melhores casas e bares noturnos de São Paulo.
Em 2006, passou a chamar Five To One, nome título de uma música do terceiro álbum da banda The Doors, "Waiting For The Sun". "Essa letra fala que se os jovens se rebelassem contra o exército, seria numa proporção de 5 para 1. Uma frase que explica melhor essa música é ‘eles tem as armas, nós temos os números’", observa o vocalista.
No mesmo ano, a banda participou do Covernation da MTV. Em 2007, foi reformulada com quatro integrantes, tornando-se assim ainda mais fiel ao Doors, com mais qualidade musical e dedicação para continuar a caminhada.
Em 2008, a Assessoria de Imprensa do grupo conseguiu com a dos The Doors marcar um encontro no Brasil. E foi a partir daí que a banda 5TO1 se tornou cover
oficial da América Latina, título este dado pelos remanescentes da banda The Doors: Ray Manzarek e Robby Krieger. "Nossa foi um encontro maravilhoso no
show da banda em São Paulo, no HSBC. Entregamos a eles o nosso DVD, eles ouviram e gostaram muito. Conhecê-los pessoalmente foi incrível. Triste foi tempo depois Ray partir", acrescenta.
Na estrada
A 5TO1, que conta com vários CDs gravados e um DVD, é a única banda cover do The Doors que se apresenta fora do Estado. Eles já tocaram em Minas Gerais (Alfenas, Varginha e Poços de Caldas), Goiás, Mato Grosso do Sul (Dourados), todo o Paraná e também fora do País, no Paraguai, em Pedro Juan Caballero e na Argentina.
Na agenda, depois de Prudente, a banda se apresenta em novembro em Maringá (PR) e em dezembro, fazem um tributo a Jim Morrison em Taubaté (SP).
Para ouvir a banda, saber um pouco mais sobre sua história e a fidelidade ao The Doors, o
site é
www.thedoorscover.com.br.
Octovers
No próximo sábado (19), quem faz o
show em Prudente, pelo Octovers, é Kid Vinil Xperience; e no dia 26, finalizando a programação do especial, Xandra Joplin & The New Faces. Todos os espetáculos musicais são às 16h e gratuitos. No último sábado, quem lotou o Sesc foi a banda The Beatles Return.
Saiba mais
THE DOORS - ORIGINAL
De acordo com o
site oficial do grupo, o quarteto americano de rock’n roll The Doors iniciou sua trajetória em 1967, quando Ray Manzarek e Jim Morrison se encontraram em 1965, na Praia de Venice, na Califórnia. O nome surgiu a partir do trabalho do autor Aldous Huxley, "The Doors of Perception". Entre as temáticas das composições estão liberdade, sexualidade, violência e decadência. Os Doors foram introduzidos no Rock & Roll Hall Of Fame em 1993. Até a morte de Morrison, em 1971, a banda lançou seis álbuns de estúdio e vendeu mais de 80 milhões de cópias.