Cota superada

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 23/08/2024
Horário 04:18

Considerando a cota de gênero de 30% de mulheres nas candidaturas para vereador e que nas eleições deste ano são 82 do montante de 217, elas representam 37,7% em Prudente. Portanto, 7,7% a mais que o estabelecido na legislação eleitoral.  

TARDA, MAS NÃO FALHA
O descumprimento de cota de gênero tem gerado problemas até os dias de hoje, em relação às eleições de 2020. O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) cassa vereador de Atibaia por conta da chapa ter colocado mulheres só para dar a cota. 

PROVAS DO CRIME
No processo, com julgamento recente, ficou constatado que duas mulheres candidatas nem fizeram campanha. Uma delas teve um voto, que deve ter sido o seu. Outra obteve sete. Não fizeram divulgações das suas campanhas e nem tiveram gastos.

PERCENTUAL ALTO
Nas eleições anteriores a deste ano, em Prudente dos nove candidatos com menos de 10 votos, sete foram mulheres. Percentual altíssimo: 77,7%. Foram duas mulheres de partido x e duas de y; sendo as demais: uma de cada partido.  

REDUÇÃO DE 33%
Em se tratando das eleições de 2020, Prudente teve 323 candidatos a vereador. Foram protocolados 32 pedidos de candidaturas, mas nove foram considerados inaptos pela Justiça Eleitoral. Agora, são 106 candidatos a menos que os 323. Redução de 33%. 

MAIS DE 77 MIL
Em se falando em números, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) recebeu mais de 77 mil pedidos de candidaturas, dos quais 4.120 para prefeito e vice. São 73.054 candidatos postulando a vereança nos 645 municípios paulistas. 

ACIMA DA MÉDIA
Levando em conta o número de municípios e de candidatos a prefeito, que são 2.060, em média são 3,1 disputando a Prefeitura por município. Então, Prudente supera a média em 100% com seis candidatos. 

PARDAL 2024
Sobre irregularidades em campanhas, a Justiça Eleitoral oferece aplicativo para denúncias. O Pardal 2024 está disponível para download, podendo ser baixado gratuitamente no Google Play ou no App Store. 

VOTOS DO PARTIDO
Com o entendimento de que persiste em parte do eleitorado a curiosidade sobre qual o coeficiente para eleger os vereadores em Prudente, o Plantão lembra que o número de votos válidos é dividido por 13, já que são 13 vagas. Conta os votos do partido.

NÚMERO REDONDO
Na hipótese de 100.000 (cem mil) votos válidos, a cada 7,6 mil votos que o partido fizer estará elegendo um vereador. Se fizer 15,2 fará dois vereadores e assim por diante. Se não atingir os 7,6 mil não faz nenhum vereador.

PARA DEDUZIR
Pelo coeficiente de cada partido, o direito à primeira vaga é do candidato mais votado e assim por diante. A mesma contagem regressiva serve de definição para primeiro suplente, segundo... A previsão é de que o coeficiente local poderá ser de 8,5 mil. 

NOVA PETIÇÃO
Sobre o novo perfil fake, que é o segundo na questão de representação judicial, o Plantão apurou a elaboração de nova petição pelo corpo jurídico da coligação Todos por Prudente, cujo candidato a prefeito é Milton Carlos de Mello, “Tupã” (Republicanos).  

Publicidade

Veja também