Ontem, o HE (Hospital de Esperança), em parceria com o Grupo Amigas do Peito e a AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente), realizou a 1ª Corrida e Caminhada Rosa de Presidente Prudente, a primeira 100% feminina da região. O evento reuniu mais de 500 mulheres no Parque do Povo, marcando um importante passo na conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, o incentivo à prática de atividades físicas e a captação de recursos para o HE, instituição de referência em oncologia para mais de 45 municípios da região.
Desde corredoras profissionais até aquelas que participaram da caminhada de 3 km (quilômetros) em apoio à causa, o cruzamento da linha de chegada foi repleto de sorrisos, comemorações e passos unidos no combate ao câncer.
A ganhadora da classificação geral da corrida de 5 km foi a martinopolense, Ana Paula da Silva Pastro, que completou os cinco quilômetros de prova em 18 minutos e 59 segundos. Os segundo, terceiro, quarto e quinto lugares foram preenchidos, respectivamente, pelas corredoras Andreia Barbosa do Vale (22min04s), Edilene de Freitas Januário (22min11s), Claudenice Duarte (22min16s) e Kelly Aparecida Facião (22min41s).
O evento contou com o envolvimento de diversas esferas da sociedade, principalmente dos patrocinadores oficiais (Título de Capitalização SP Cap, Sicoob Paulista e Átomo Caps), do Carro Madrinha (Renault Kardian, da V. Muchiutt Renault), dos apoiadores (Hair Fit, Suco Life, Real Extintores, Madalê, Matsuda, Bob Dog, Sport Time e Farmácia Santa Catarina), do Tiro de Guerra de Presidente Prudente e dos organizadores de eventos esportivos: Street Race Brasil e Bruno Perosso Assessoria Esportiva.
A ação trouxe visibilidade para a importância da detecção precoce do câncer de mama, a segunda principal causa de morte entre mulheres no Brasil, com mais de 66 mil novos casos estimados por ano, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer).
A prática regular de atividades físicas, como caminhada e corrida, é apontada por especialistas como uma das formas mais eficazes de reduzir o risco de desenvolvimento de câncer de mama. Estudos indicam que mulheres que se exercitam regularmente têm até 25% menos chances de desenvolver a doença, além de manterem o corpo saudável, melhorando a qualidade de vida.
Rafael Sá, mastologista do HE, destacou durante o evento a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Ele lembrou que o hospital, responsável por cerca de 8 mil atendimentos mensais, possui recursos humanos e financeiros (especialistas, equipamentos e estrutura) para o rastreamento e tratamento do câncer de mama que, quando publicado precocemente, tem até 95% de chances de cura.
A manhã foi encerrada com a entrega de troféus para as participantes para as ganhadoras de cada faixa etária da 1ª Corrida e Caminhada Rosa, marcando a primeira edição do evento. Os organizadores expressaram profunda gratidão a todos que colaboraram, e já projetam uma segunda edição ainda maior para 2025, cumprindo viva a missão de conscientizar e salvar vidas.
Fotos: Bruna Zambom
Cruzamento da linha de chegada foi repleto de sorrisos, comemorações e passos unidos no combate ao câncer
Manhã foi encerrada com a entrega de troféus para as ganhadoras de cada faixa etária
Rafael Sá, mastologista do HE, destacou durante o evento a importância da prevenção e do diagnóstico precoce