A corredora Mônica Cogo, de Martinópolis, se prepara para um novo desafio neste semestre: a Maratona Internacional de Sorocaba (42,195 km), que acontece no dia 24 de novembro, além de outras competições.
E para isso, a atleta resolveu fazer uma campanha buscando apoio, para aquisição de tênis especializados, viagens, hospedagem, suplementos para manter o desempenho e a recuperação durante os treinos, roupas de treino. Mas, segundo Mônica, a principal bandeira é poder, através de sua trajetória, leva mais pessoas a praticar o esporte. “Com certeza as pessoas vão se beneficiar com a maravilha que é a corrida de rua. Essa é uma missão de transcender uma essência para as outras pessoas, para que elas possam visualizar isso para o bem-estar delas”.
Monica tem 38 anos, é casada, tem duas filhas - Bruna de 10 anos e Carol com 2 anos. É farmacêutica e proprietária de uma farmácia no município de Indiana. Ela é atleta amadora e se diz “apaixonada” pela corrida de rua. Antes da segunda filha nascer, Monica praticava o triatlo - composto por três modalidades: natação, corrida de bicicleta e corrida de rua. “Após o nascimento da Carol, não consegui mais colocar na minha rotina o treinamento para o triatlo, porque são três modalidades e tem que se empenhar muito, daí optei pela corrida de rua que me fascina. Mas ainda quero futuramente voltar para o triatlo”, afirma Monica.
Mônica conta que corre há sete anos e que sempre foi muito ativa desde a infância. “Nunca deixei de caminhar, fazer academia. Com o nascimento da minha primeira filha [Bruna], ganhei alguns quilinhos [risos], daí resolvi caminhar. Quando ela tinha uns 3 aninhos, fui convidada a participar de uma corrida e caminhada em Prudente. Mas eu fui para caminhar, com meu marido e a minha filhinha. E aí, a partir desse dia, fiquei fascinada pela corrida e comecei a treinar corrida de rua, sozinha. Isso aconteceu em novembro de 2017 e em janeiro de 2018 fiz meus primeiros 10 km de corrida - um desafio dos meus 32 anos de idade e nunca mais parei”.
Mônica não parou e conquistou várias provas de 5 km e 21 km em cidades da região, incluindo o terceiro lugar na Maratona de Prudente (21 km) e campeã na Maratona de Presidente Epitácio (21 km), este ano.
Mônica hoje não treina mais sozinha. O treinamento é feito pela mentoria/assessoria H7, de Humberto Aidar. “Meu treino é individualizado para dar certo com minha rotina fora das corridas. Treino todos os dias, entre fortalecimento na academia e correndo. Só não treino no sábado, é o meu descanso”.
Ela está se preparando para novos desafios. Um deles é a Maratona Internacional de Sorocaba (42,195 km), que será realizada no dia 24 de novembro. “É o meu sonho participar dessa maratona”.
Para 2025, Mônica pretende participar da Maratona Internacional de São Paulo, em abril, e da Maratona de Foz do Iguaçu (PR), em setembro. “O esporte transformou a minha vida, e através da minha trajetória, quero transformar a vida de milhares de pessoas”, finalizou Mônica.
SAIBA MAIS
Para entrar em contato com Mônica, os canais são os seguintes: @monicabrunacogo / (18) 99793-6840 / [email protected]