Coronel Adriana Belluzzo é primeira mulher no comando da Polícia Militar de todo oeste paulista

Nomeação pelo governo estadual se deu no dia 17 e CPI-8 anunciou troca na liderança nesta quarta-feira; coronel Marcos Rogério Lemes segue para Araçatuba

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 24/04/2025
Horário 10:59
Foto: @Murilo_fotografia
Nova comandante do CPI-8 é filha de policial militar, casada e mãe de duas filhas
Nova comandante do CPI-8 é filha de policial militar, casada e mãe de duas filhas

O CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), responsável pela segurança de uma população estimada em 1,2 milhão moradores de 67 municípios do oeste paulista, anunciou em suas redes sociais, nesta quarta-feira, sua nova comandante: a coronel Adriana Roledo Belluzzo. O decreto de nomeação do governo do Estado foi publicado em 17 de abril e marca o início de um novo capítulo na história do órgão, instalado em Presidente Prudente desde 2005: é a primeira vez que uma mulher está à frente da corporação.

“Despedimo-nos com gratidão do coronel Marcos Rogério Lemes, que deixa o comando do CPI-8 após uma trajetória marcada pela liderança firme, espírito de missão e compromisso com a segurança da população. Seu legado permanece vivo nas conquistas alcançadas e no exemplo deixado a cada policial sob sua liderança”, publicou o órgão, sobre o então comandante, que seguiu para o CPI-10, na região de Araçatuba, até então dirigido por Adriana.

“Ao mesmo tempo, damos as boas-vindas à coronel Adriana Roledo Beluzzo, que assume o comando do CPI-8 com a competência, a sensibilidade e a força que marcaram sua trajetória na corporação”, declarou o órgão.

Trajetória sólida
Nascida em 10 de agosto de 1975, na cidade de Araçatuba, a comandante é filha e esposa de policial militar, e possui duas filhas. Ingressou na instituição em janeiro de 1993, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na capital do Estado. Foi declarada aspirante a oficial em dezembro de 1996 e classificada no 4º Batalhão de Trânsito, em São Paulo, onde permaneceu até setembro de 1998. No mesmo mês e ano foi transferida para o 2º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), em Araçatuba. 

Em abril de 2013, já no posto de capitão, foi movimentada para o CPI-10. Após sua promoção ao posto de major, continuou classificada no CPI-10 até maio de 2021, quando foi promovida à tenente-coronel e designada para comandar o 2º BPM/I.

“Em março de 2023, foi promovida ao último posto da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Agora, como coronel, comandou o CPI-10, sediado em Araçatuba, onde permaneceu até o dia 21 de abril. Em 22 de abril, assumiu o CPI-8, em Presidente Prudente”, destaca a Polícia Militar.

Foto: CPI-8
Marcos Rogério e Adriana trocam de cargo: ele assume a PM em Araçatuba enquanto ela fica em PP
 

Publicidade

Veja também