Coral Vozes Prudentinas se  apresenta no Sesc nesta tarde

Ainda na programação: espetáculo infantil, curso sobre plantas alimentícias, bem como oficinas de jardinagem para crianças e de criação de hortas verticais

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 30/11/2024
Horário 06:09
Foto: Gasalucinação
Vozes Prudentinas traz arranjos de canções que marcaram trilhas sonoras de filmes brasileiros e internacionais
Vozes Prudentinas traz arranjos de canções que marcaram trilhas sonoras de filmes brasileiros e internacionais

O Sesc Thermas de Presidente Prudente traz uma programação cheia de opções para toda a família neste final de semana. Hoje, destaque para a oficina de jardinagem, curso sobre plantas alimentícias, um espetáculo infantil afro-brasileiro e o show do Coral Vozes Prudentinas, com interpretações de temas de filmes. Já no domingo, um show cênico-musical infantil com o Grupo Baquetá. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

O tradicional show de sábado à tarde do Sesc Thermas desta vez apresenta o Coral Vozes Prudentinas, grupo com mais de 30 anos de atuação. Fundado em novembro de 1992, tem uma trajetória marcada por participações em eventos no oeste paulista, como missas, colações de grau e encontros de corais.

O grupo traz arranjos de canções que marcaram trilhas sonoras de filmes brasileiros e internacionais, acompanhado pelo coral convidado da Apampesp (Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo) de Presidente Prudente, formado em 2005.

"Essa apresentação é uma oportunidade para que a cultura e a música demonstrem um gênero pouco comum à comunidade prudentina, divulgando e permitindo que o público conheça nosso trabalho. Contamos com coralistas de 25 a 70 anos e, além disso, tem uma nova geração nos acompanhando, garantindo que esse movimento tão bonito, que é o canto coral, não se perca", explica a maestrina do Vozes Prudentinas, Ana Rita Chizzolini.

Além da região, o grupo já se apresentou em diversas cidades e Estados brasileiros, como Piracicaba (SP), São Paulo (SP), Anápolis (GO), Poços de Caldas (MG), São João Del Rei (MG), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL) e Balneário Camboriú (SC). No cenário internacional, destacam-se apresentações no Festival Internacional Três Fronteiras, realizado na Argentina e no Paraguai.

Mais atrações deste sábado

Ainda neste sábado, pela manhã, às 9h30, ocorre o curso Conhecendo as Panc, ministrado pela especiarista Bárbara Cordovani. As Panc (Plantas Alimentícias Não Convencionais) são vegetais com potencial de consumo como alimento que, muitas vezes, crescem sem a necessidade de cultivo e não têm valor comercial, embora sejam mais ricas em nutrientes e sais minerais que muitos dos vegetais comuns.

 Outras são super conhecidas como ornamentais, estão em buquês e até em arranjos de mesas de restaurantes renomados. O curso pretende expandir os conhecimentos dos participantes para deixá-los mais seguros ao escolher plantas para o consumo, agregando mais diversidade, cor e sabor aos pratos.

A atividade ocorre no Quiosque, com inscrições gratuitas que estão abertas por meio do app Credencial Sesc SP, do site sescsp.org.br/prudente ou presencialmente na Central de Relacionamento (mediante agendamento).

Às 11h, tem o espetáculo infantil “Karingana Ua Karingana! Histórias de Áfricas”, com o Grupo Baquetá, que traz narrativas de origem africana e afro-brasileira. O espetáculo traça uma rota de identificação com as raízes ancestrais negras e a sua contribuição para a construção do país e herança cultural.

 A proposta da apresentação é aproximar as relações étnico-raciais para crianças e adolescentes, embora seja recomendada para todas as idades. Temas como a escravização da população negra, diáspora, autoestima, ancestralidade, circularidade, meio ambiente, espiritualidade, linguagem e diversidade são explorados por meio de técnicas de contação de histórias pelo grupo, como danças de matrizes africanas, cantos e brincadeiras.

Já no período da tarde, às 15h, a especiarista Bárbara Cordovani retorna ao Sesc, agora com a oficina Jardinagem para Crianças. A jardinagem tem sido cada vez mais incluída em currículos escolares devido aos já comprovados benefícios da atividade para o desenvolvimento cognitivo das crianças, atrelado ao senso de cuidado e responsabilidade com o entorno.

Esta atividade tem como objetivo abordar a importância do “brincar” com a terra e apresentar as plantas para noções de respeito ao meio ambiente e a todos os seres vivos, partindo da conexão com o jardim. A ação ocorre no Quiosque, com retirada gratuita de senhas com antecedência de 30 minutos.

Stay Flow

Às 11h, tem o espetáculo infantil “Karingana Ua Karingana! Histórias de Áfricas”, com o Grupo Baquetá

Freepik

Oficina aborda a importância do “brincar” com a terra e apresenta as plantas para noções de respeito ao meio ambiente

Publicidade

Veja também