Copa fomenta venda de fogos de artifício em PP
“Desde o primeiro amistoso, a procura começou, mas aumentará conforme o Brasil for ganhando e deveremos esgotar o estoque", explica.
A venda de fogos de artifício costuma aumentar este mês pela realização das festas juninas em junho, mas para este ano a previsão é de que a movimentação no comércio seja mais expressiva, pois a Copa do Mundo – que tem início hoje - será realizada no mesmo período e no Brasil. A expectativa das lojas é de que seja até 60% maior do que o volume vendido no mesmo período do passado. De acordo com Cristiane Vanessa Bertasso, 32, funcionária da loja Fogos & Cia de Presidente Prudente, a venda nesta época costuma subir 30% todo ano. "A expectativa é que com o megaevento, a venda de fogos aumentará 60%", estima. Segundo ela, a compra de rojões cresceu significativamente dias antes dos jogos.
Para Carlos Magno Rabelo, 58, proprietário da Casa de Fogos São João, a movimentação em sua loja já começou a crescer. "Sempre vendemos em junho 60% a mais do que em dezembro, mas junho igualará ao Ano-Novo, época em que a procura de fogos de artifício mais aumenta". Para atender essa demanda, a loja dimensionou a quantidade de produtos que deveria estocar para os dois eventos. "Desde o primeiro amistoso, a procura começou, mas aumentará conforme o Brasil for ganhando e deveremos esgotar o estoque", explica.
Já para Isabel Nunes, 39, a proprietária da loja Fogos & Cia, neste momento, a busca se dá mais por artigos das festas juninas. "Vendemos mais as miudezas como traque, estalinho e produtos de efeito". Os enfeites e adereços juninos também estão em alta, como vestidos de festa junina e itens de decoração. "Até as bandeirinhas estão no clima da Copa, nas cores verde e amarela", explica Nunes. Em função dos dois eventos, a loja praticamente triplicou o número de funcionários e espera que as vendas aumentem 60% em relação ao mesmo período do ano passado. Como a Copa do Mundo é realizada no Brasil, para a proprietária, o interesse da população por fogos de artifício será ainda maior. "As pessoas estarão mais confiantes de que a Copa é nossa e comprarão mais rojões para entrar nesse clima".
Três santos
Três santos de devoção popular que são lembrados nas festas juninas são Santo Antônio, São João e São Pedro. "São Paulo também é celebrado no dia de São Pedro, mas fica de certa forma mais escondido", afirma o padre Eduardo Pirão, 42, da Igreja Santo Antonio de Presidente Prudente. "Essa celebração deles em festas com fogueiras e outras características se tornaram muito próximas da cultura brasileira", explica. Conforme o padre, São João e São Pedro são citados na bíblia, enquanto Santo Antônio é contemporâneo da época de São Francisco de Assis. "Santo Antônio é muito amado e teve um grande amor pelos pobres. São João Batista também é querido, como o próprio Jesus o exaltou. Já São Pedro é quem Cristo determinou como chefe da igreja", detalha.