Coordenador da base faz análise do desempenho dos Carcarazinhos na 1ª fase dos Campeonatos Paulistas

Francisco Alencar falou sobre reformulação no Sub-15 e citou boas expectativas do Sub-17 na 2ª fase com projeção de jogos contra Palmeiras, Ituano e Ponte Preta

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 04/06/2024
Horário 21:07
Foto: Ronaldo Nascimento/Grêmio Prudente
Francisco Alencar assumiu a função de coordenador técnico das categorias de base do Grêmio na temporada passada  
Francisco Alencar assumiu a função de coordenador técnico das categorias de base do Grêmio na temporada passada  

O coordenador das categorias de base do Grêmio Prudente, Francisco Alencar, fez uma análise do desempenho dos Carcarazinhos nos Campeonatos Paulistas Sub-15, Sub-17 e Sub-20, que estão chegando ao final da 1ª fase. 

O Sub-15 do Carcará não conseguiu a classificação para a próxima etapa do estadual e figura na penúltima colocação do grupo 2, com 6 pontos. Em nove jogos, a equipe venceu apenas uma partida, empatou três e foi derrotada em cinco ocasiões. Alencar explicou que, com a queda no Paulista, a categoria irá passar por uma reformulação, sendo que alguns atletas que demonstram potencial seguirão no Carcará, outros deixarão o clube. 

“O resultado desportivo, que era classificar para 2ª fase, nós não atingimos, mas pra nós foi de grande valia porque apareceram alguns garotos com potencial para a gente poder trabalhar e dar sequência dentro do clube. Lógico que agora há uma reformulação e vamos liberar alguns meninos que não vamos aproveitar para uma sequência”, pontou o coordenador da base gremista. 

Segundo Alencar, o Sub-15 até chegou a mostrar bom desempenho em alguns momentos, porém faltou no elenco a figura de um atacante finalizador. “É detalhe, se de repente a gente tivesse mais duas peças... vamos dizer mais um atacante, um finalizador, foi o que faltou para a nossa equipe Sub-15. Nós até trouxemos, mas ele não mostrou o que mostrou nos treinamentos e quando foi avaliado. Lógico, é frustrante para nós, a gente quer seguir com todas as categorias, mas nós entendemos o contexto: é o trabalho de base. O resultado tem que vim posteriormente a isso e os meninos estão cientes disso, lógico, que nem todos vão ficar e entendem isso porque é o futebol. Porém, a gente conseguiu fazer um trabalho de formação”, avaliou o coordenador dos Carcariznhos, sem citar nomes.

Para Alencar, o clube ainda precisa continuar a evoluir nas condições oferecidas aos jogadores da base. “Acho que falta muita coisa ainda para a gente poder dar uma condição para estes garotos para que eles possam evoluir realmente”. 

Bom desempenho do Sub-17 e voltas de pratas da casa

Na outra ponta da tríade das três principais categorias da base do Grêmio, a equipe Sub-17 seguiu caminho oposto ao dos mais novos de até 15 anos e conseguiu a classificação antecipada para a próxima etapa do Paulista da categoria. Os Carcarazinhos estão invictos na vice-liderança do grupo 2 com 21 pontos. Em nove jogos, foram seis vitórias e três empates. 

Francisco Alencar citou as voltas do meia João Hidaka, que estava no Flamengo; do meia-atacante Raphinha Carnelós, que retornou do Palmeiras; e do defensor Caio Micael, que teve curta passagem pela base do São Paulo. Somado a estes reforços, Alencar realçou que a base do Sub-17 foi aproveitada do ano passado e os frutos continuam a ser colhidos nesta temporada. 

Na 2ª fase, a projeção do clube é que os Carcarazinhos meçam forças contra Palmeiras, Ituano e Ponte Preta. “Acredito que nós temos o potencial de ir para uma 3ª fase tal como fizemos no ano passado, quando praticamente não tínhamos o Sub-17, montamos e chegamos na 3ª fase. Nós, passando agora, teremos confrontos diretos com equipes maiores. Fizemos uma projeção e, provavelmente, iremos pegar Ponte Preta, Ituano e o próprio Palmeiras de novo. São jogos bons e se for ter pegar na 2ª fase, que pegue porque acho que é importante a gente trabalhar encima de jogos bons pra estes meninos, quem está tendo ganho são eles”, ressaltou. 



 

Publicidade

Veja também