Ter alguma rusga ao deixar o cargo tem sido o mais comum na saída de secretário, ainda que tenha apresentado o pedido de exoneração. Maurício Nabhan Garcia contraria a regra ao se despedir da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.
MAIS DE 42 MESES
Lá estava desde maio de 2021, quando da criação da secretaria no primeiro ano do mandato do prefeito Ed Thomas (MDB), a quem saiu agradecendo. Ao Plantão, disse que Ed é fabuloso, grande ser humano e que foi um prazer trabalhar com ele.
CAPAZ E DO BEM
Maurício deixou o cargo no sábado (30), substituído nas suas funções pela assessora de secretaria, a médica veterinária Kannanda Liz Silva Cochi, a quem qualifica como competente e pessoa muito boa.
VOLTA À FUNÇÃO
Após quase quatro anos depois, Maurício volta à função de assessor parlamentar, desta vez na Assembleia Legislativa, com o deputado Bruno Zambelli (PL). Antes, tinha trabalhado com a deputada Carla Zambelli na Câmara Federal, irmã de Bruno.
BOAS RELAÇÕES
A relação com a família Zambelli nasceu pouco antes das eleições de 2018, junto ao irmão de Maurício, o também agropecuarista Luiz Antonio Nabhan Garcia, que abraçou a campanha vitoriosa de Jair Bolsonaro (PL) para presidente, então no PSL.
LINHA DIRETA
Conhecido nacionalmente como Nabhan, foi presidente da UDR (União Democrática Ruralista) e na gestão bolsonarista foi secretário nacional de Assuntos Fundiários, criando uma relação de praticamente falar todos os dias com o ex-presidente Bolsonaro.
MUITO COM POUCO
Deixando o entendimento sobre a importância da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Maurício conta ter sido possível, mesmo com poucos recursos, fazer a manutenção 100% dos cerca de 500 km de estradas municipais.
VISTORIA E QUALIDADE
Outro índice de 100% foi o de serviço de inspeção municipal nos açougues. A Patrulha Agrícola atendeu mais de 150 pequenos produtores por ano. Pelo convênio Pecuária Brasil, para o mesmo público, foram cerca de 100 inseminações por ano, gratuitamente.
R$ 2 MI POR ANO
Pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) foram R$ 2 milhões por ano de compras, junto à Secretaria de Assistência Social, da produção de pequenos produtores com destinação quinzenal de produtos para entidades e merenda escolar.
BONS CAMINHOS
Foram construídas 17 novas pontes e 80% de 80 pontes em estradas rurais foram reformadas. Foi possível contribuir com serviços de praticamente todas as secretarias fins. “Conseguimos fazer milagres com pouco dinheiro”, afirma o ex-secretário.
MÃOS À OBRA
No último final de semana, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) recebeu em seu escritório em Prudente o vereador eleito Babu da Cohab (PP), juntamente com três futuros secretários anunciados pelo prefeito eleito Milton “Tupã” (Republicanos).
PARA ESCOLAS
Participaram dos pedidos de recursos para escolas, incluindo as que tiveram problemas com as últimas chuvas fortes no Parque São Matheus e no Jardim São Paulo, Karina Gomes (Educação), Wilson Portella (Meio Ambiente) e Cadmo Garcia (Finanças).