Três jogos em sete dias. Essa é a sequência vivida pelo Vôlei/Alimentos Wilson/Tênis Clube/Semepp nas partidas iniciais do returno do Campeonato Paulista Feminino de Vôlei Sub-21. Hoje, às 19h30, no ginásio de esportes Watal Ishibashi, elenco entra em quadra contra o quarto colocado da competição: Sesi. Será mais uma batalha, válida pela terceira rodada, para o time anfitrião tentar a primeira vitória neste segundo turno.
Para o comandante da equipe prudentina Marcelo Antônio Lorençoni, a expectativa é muito boa, mesmo sabendo da qualidade técnica do outro adversário. "Sabemos do bom rendimento do Sesi, mas se colocarmos em prática o vôlei apresentado durante os treinamentos, podemos jogar de igual para igual", pontua.
Ainda sobre os treinamentos, Lorençoni explica que focou nos fundamentos de "side out" – que é, basicamente, a recepção e o passe de qualidade e o ataque preciso, de primeira bola, que garante a pontuação para a equipe. Neste aspecto, foram feitas várias jogadas durante os treinos nos fundamentos de saque e passe, com intuito de diminuir ou sanar os erros das jogadoras.

Jogadoras da capital realizaram trabalho no ginásio do Sesi
Além do fator físico e tático, o treinador ressalta o trabalho desenvolvido no aspecto emocional das atletas. "Sempre pontuamos o quanto elas são capazes e o potencial que cada uma tem. Basta manter a concentração, o foco, a confiança e encarar a disputa de frente. Elas conseguindo superar a ansiedade extrema, que muitas vezes aparece, com certeza farão ótimos duelos", esclarece.
Oponente de qualidade
Atual quarto colocado na classificação geral do Paulista Feminino Sub-21, a equipe do Sesi já está na cidade. O clube, que chegou na manhã de ontem, antecipou a viagem para conhecer as instalações da escola do Sesi (Serviço Social da Indústria), no parque Furquim, desenvolver atividades com os estudantes e realizar treinos – no ginásio de esportes do Sesi – para o jogo de hoje.
Segundo o treinador do Sesi, Rodolfo Lino, a equipe teve uma semana produtiva e conseguiu se preparar bem para o confronto. Sobre seu elenco, ele informa que é um grupo muito bom, com jogadoras técnicas e de qualidades, que já figuram nas categorias de base da seleção brasileira. "Temos jogadoras que acabaram de ser campeãs no Sul-Americano da categoria sub-22. São experiências que sempre ajudam o grupo nas disputas", menciona.
Porém, Lino acredita que o jogo contra o Wilson/Tênis seja difícil e bem disputado. "A equipe de Prudente evoluiu bastante no decorrer na competição. Com certeza será um bom espetáculo para que for assistir", acrescenta.
Clínica de vôlei
Um dos motivos para a equipe da capital chegar com um dia de antecedência foi a participação de uma clínica de vôlei com os alunos do Sesi de Prudente. A comissão técnica e as jogadoras, além de conhecer as estruturas da unidade educacional, visitaram os estudantes em sala de aula, almoçaram e, no período da tarde, realizaram cursos com as técnicas da modalidade.
Ao todo, 160 estudantes, de 12 e 13 anos, divididos em dois grupos, participaram das dinâmicas, jogos, discussões e ensinamentos do universo que envolve a vida de um jogador de vôlei, bem como das características da modalidade. Segundo Lino, o objetivo é incentivar e mostrar para as crianças a importância de se praticar uma atividade física, além de divulgar os fundamentos que compõem o vôlei.
SAIBA MAIS
PATROCINADORES
Além da Prefeitura de Presidente Prudente, Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), TCPP (Tênis Clube da cidade) e da Alimentos Wilson, a equipe prudentina de vôlei feminino sub-21 conta com o apoio da Caiado Pneus, Academia 12por8, Salvatore Cosméticos e da Viva!.
Paulista Sub-21
Classificação
1º São Cristóvão Saúde 30
2º ADC Bradesco 26
3º Pinheiros 21
4º Sesi/São Paulo 18
5º Grêmio Barueri 17
6º Taubaté 13
7º Santos 07
8º Wilson/Tênis Clube 03
9º Nova Geração 00
Fonte: FPV (Federação Paulista de Vôlei)