Contra secretário

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 15/03/2025
Horário 04:14

O deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), professor licenciado da rede municipal de ensino de São Paulo, promove representação contra o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai (Republicanos).  

PROCURADOR-GERAL
A demanda judicial, que fala em cometimento de improbidade administrativa, foi encaminhada esta semana ao procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Paulo Sérgio de Oliveira Costa. 

LÍDER DA FEDERAÇÃO
Também há apontamento de crime de responsabilidade, com a arguição de afronta ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O assunto tem repercutido na Assembleia Legislativa, onde Fiorilo é líder da Federação PT/PCdoB/PV. 

QUAL MOTIVAÇÃO
Falas de Piai em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) são o motivo da representação, com apontamentos de serem falsas como as que afirmam ser perseguição política; em “ataque a uma organização da República”, no caso o Ministério Público. 

QUESTÕES ALVO
A representação apresenta alguns questionamentos, como o de gravar vídeos nas dependências da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, “valendo-se de símbolos de autoridade para conferir credibilidade às suas afirmações”.

NO PARTICULAR
O Plantão falou sobre o assunto com Piai, que diz ser prerrogativa do deputado, mas entende que a representação não será aceita. Afirma ter feito o vídeo defendendo Bolsonaro no seu celular particular, na hora do almoço e postado em sua rede pessoal.

ELEIÇÃO HOJE
Neste sábado (15) é previsto dia de intensa movimentação na Assembleia Legislativa por conta da eleição da mesa diretora para o biênio 2025/2026, com indícios da reeleição do presidente André do Prado (PL), aliado do governador Tarcísio.

TEM OPOSIÇÃO
A deputada Paula Nunes (PSOL) se apresenta como candidata de oposição e defende a independência parlamentar em relação ao governo. Se vencer a eleição, André será o 1º presidente reeleito após mudança da lei que não permitia reeleição. 

AGENDA ALTERADA
O deputado Mauro Bragato (PSDB) permanece em São Paulo, alterando sua habitual agenda de nos finais de semana com atendimentos em seu gabinete em Presidente Prudente ou visitas em municípios da região. 

NOME TUCANO
Conforme informações de bastidores obtidas pelo Plantão, consta que os tucanos estão alinhados com o deputado Barros Munhoz, que já foi secretário estadual e ministro da Agricultura, para que ocupe um dos cargos da mesa diretora. 

JUNTO AO FATO
Nesta semana estiverem presentes no 3º Simpósio de Liderança Feminina, realizado quinta-feira (13), na Câmara, os vereadores presidente William Leite (PP), Babu da Cohab (PP) e Sara Lopes (União), presidente da Escola do Legislativo Dona Ana. 

EM OUTRO FATO
Na sexta-feira (14), no aniversário de 59 anos do 18º Batalhão de Polícia Militar, compareceram William, Edgar Caldeira (União) e Mauro Neves (Podemos). Pela Prefeitura, o vice-prefeito José Osanam (PL) e o chefe de gabinete Feiz Abbud.  

Publicidade

Veja também