Com o avanço da tecnologia, cada vez mais serviços estão sendo disponibilizados na internet. A compra e venda de produtos diversificados são exemplos disso, e devido à facilidade chamam cada vez mais a atenção do público. Porém, cuidados devem ser tomados na efetivação do serviço. O consumidor tem direitos e deveres para seguir, bem como meios de identificar
sites e fornecedores confiáveis. Um método eficiente lançado recentemente pela Fundação de Defesa e Proteção ao Consumidor (Fundação Procon-SP), é o Ranking O
n-line Estadual, onde disponibiliza os principais registros de reclamações, bem como as empresas que lideram o serviço, e o
siteEbit, que faz a avaliação de compras e classifica as empresas com selos de qualidade.
Silva: "É preciso é verificar a idoneidade do site"
O coordenador do curso de Sistemas da Informação, Mario Augusto Andreta Carvalho, orienta os consumidores para que não caiam nas "pegadinhas" da internet. "O mercado na internet é amplo e temos que seguir dois grandes fatores: verificar a credibilidade do
site e tomar os devidos cuidados no nosso computador", destaca. Carvalho diz que a verificação de credibilidade pode ser feita por recomendação ou utilizar o
site de avaliação Ebit.
Já em casa, alguns cuidados são necessários. "Evitar o uso do teclado é uma forma de segurança principalmente no momento de fornecimento de dados confidenciais, como senhas de contas bancárias". Carvalho afirma que o método dificulta que
softwares façam rastreamentos
de contas. "O melhor a ser feito é utilizar o teclado virtual que o próprio computador disponibiliza", orienta o coordenador. Cuidados em relação ao antivírus também devem ser observados, sendo necessário mantê-lo sempre atualizado. Além disso, Carvalho conta que alguns
sites colocam na parte inferior a classificação do Ebit e deve-se sempre observar na barra de endereço se há o cadeado indicativo de segurança, principalmente na hora do pagamento.
Cuidados, direitos e deveres
A primeira dica citada pelo diretor da Associação Brasileira dos Consumidores e Mutuários (Abcom), Lyncoln Hebert da Silva, é verificar a idoneidade do
site. É preciso constatar se o
site disponibiliza outros meios de se comunicar com a empresa. "É obrigatório que sejam disponibilizados números de telefone, endereço e um Serviço de Atendimento ao Consumidor ", orienta Silva. Após as verificações e a realização da compra, o consumidor deve acompanhar cada etapa da compra. Segundo o diretor da Abcom, se o prazo estipulado não for respeitado, o comprador pode cancelar a compra e tem o direito de pedir a devolução do dinheiro no próprio
site ou em órgãos de defesa do consumidor. É direito do usuário devolver o produto em até sete dias se não corresponder às expectativas. "Está no Código de Defesa do Consumidor que todo produto comprado fora do estabelecimento comercial pode ser devolvido por arrependimento", pontua.
Porém, existem os deveres. "Para fazer valer os direitos, o consumidor deve seguir as normas, no caso da devolução não pode deixar passar os sete dias para tentar devolver". Alerta também que deve ser feita a verificação do produto e efetuar o pagamento de forma correta.
SERVIÇO
MAIS INFORMAÇÕES
O
site de avaliação é www.ebit.com.br. Silva acrescenta que a Abcom realiza atendimentos na Avenida da Saudade, 453, na Vila Euclides, pelo telefone 3221-6154 ou na página do Facebook: fb.com/ABCOM.Consumidor, onde presta orientações.